sexta-feira, 22 de agosto de 2014

CRAS Umuarama oferece dança de salão para seus usuários

Texto e foto: Camila Graziela

A atividade trabalha a parte psicológica, social, emocional melhorando o ritmo, a musicalidade e a amplitude de movimentos

“Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez”, já dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Com objetivo de possibilitar acesso à cultura por meio da dança o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama, oferece diversas oficinas de dança para seus usuários. Nessa quinta-feira (21), por exemplo, houve a de dança de salão.


Segundo a monitora de dança Jaqueline Pinheiro Balera, a dança de salão trabalha a parte psicológica, social, emocional melhorando o ritmo, a musicalidade, a amplitude dos movimentos, além da capacidade respiratória atuando no controle da pressão arterial e obesidade. “A dança de salão, assim como outras danças, são ótimos exercícios físicos que nenhum outro exercício consegue reunir com tanta eficácia. Além de promover uma melhoria global no indivíduo”, comentou Jaqueline.


E quem confirma isso em um depoimento de superação é a usuária Nádia Botelho Tavares, de 39 anos. Ela relatou que há 15 anos sofria com a depressão viu sua vida melhorar depois que passou a freqüentar o CRAS e fazer as aulas de danças. “Depois que comecei a vir aqui foi muito bom pra mim. Minha autoestima melhorou muito, aqui me sinto estimulada tanto que já perdi 20 quilos! Antes eu só ficava dentro de casa. Agora eu venho pra cá, danço, converso com as pessoas. Meu médico percebeu uma melhora muito grande e até diminuiu meus remédios. Só que tenho que agradecer a existência do CRAS. Ele foi o meu remédio”, declarou Nádia.


A dona de casa Terezinha Gomes da Silva, 47, também fez questão de contar sobre os benefícios que a dança lhe proporcionou. “Eu tinha esporão nos dois pés e por conta disso eu mal conseguia andar, pois sentia muita dor. Depois que comecei fazer a dança aqui no CRAS eles desapareceram”, afirmou. “A minha vida hoje é outra, tanto emocionalmente, como fisicamente. Graças à dança que cura qualquer coisa”, opinou a moto-taxista Andreia Cristina Neves Ribeiro, 42.

A unidade oferece também aulas de jazz, ritmos com condicionalidades físicas, dança de salão, pillates ballet e zumba. As oficinas são abertas para toda comunidade que abrange o território do CRAS. Para participar basta ser cadastrado na unidade.



CRAS UMUARAMA

Criado no Município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Umuarama desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até seis anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: