sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sexo na melhor idade é tema de palestra para idosos assistidos no CCI e unidades do Cras‏

Texto: Camila Graziela
Idosos usuários das cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participaram da palestra Sexo na Melhor Idade. Organizada pelo Projeto Bem Estar e Casa Geriátrica Betty Costa, a iniciativa teve apoio da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 

Ministrada pelo médico geriatra Luís Fernando Salvariego, a palestra teve por objetivo orientar os idosos sobre sexualidade na terceira idade: fatores de dificuldades, possibilidades de tratamento, cuidados e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Segundo Salvariego, o assunto é abordado há centenas de décadas, mas apenas nas duas últimas é que vem ganhando espaço na comunidade científica.

Ele destacou que a sexualidade na pessoa idosa sofre dois tipos de influências: fatores biológicos e psicossociais. O primeiro fator ocorre quando a pessoa possui algum defeito na carga genética, alterações hormonais acometidas pelo tempo e tendência de desenvolver alguma doença. O fator psicossocial engloba ansiedade, depressão, religiosidade (permitido e proibido) e desgastes de relacionamento.

Para a coordenadora do CCI, Sabrina Ferreira Chaves, a ação foi bastante positiva. “Nossos idosos ficaram satisfeitos com o conteúdo abordado e puderam sanar todas as dúvidas. Isso é muito importante, porque cada vez mais eles estão tendo vida sexual ativa”. Ela relatou ainda que dois casais começaram a namorar depois que se conheceram no CCI, no ano passado. A abordagem aconteceu na quarta-feira (2), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, que ficou lotado.

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: