quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Bolsa Família Volante leva atendimento aos bairros

Texto: Camila Graziela

Para facilitar o acesso e levar atendimento à população, Araçatuba possui o serviço Bolsa Volante. A unidade móvel foi adaptada para encaminhar serviços prestados pelo Programa Bolsa Família e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segundo o coordenador do Programa Bolsa Família, Rodrigo Radighieri, uma vez por semana a unidade móvel atende em um setor da cidade, com equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Além de atualização de cadastro, a ação assegura que todos os beneficiados no Programa Bolsa Família de Araçatuba atualizem o Atendimento de Enfermagem (AE), para pesagem e medida, referente ao segundo semestre de 2015.

Ao receber o benefício, as famílias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação, crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos. Mulheres de 14 a 44 anos e crianças nessa faixa etária devem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou à unidade móvel (datas e locais abaixo). Gestantes ou nutrizes (lactantes) precisam fazer o pré-natal e ter o mesmo controle, em relação à saúde do bebê. A ação tem o intuito de verificar os indicadores de saúde de cada cliente. Os beneficiados que não fizerem a atualização poderão ter o benefício suspenso.

CRONOGRAMA DO SERVIÇO BOLSA VOLANTE


04/09 – Bairro Alvorada, das 8h às 12h e das 15h às 19h
Rua Manoel Vieira da Costa em frente ao campo de futebol

11/09 – Bairro Água Branca, das 8h às 12h e das 15h às 19h
Rua Silvio Russo, no Caps I

18/09 – Bairro Hilda Mandarino, das 8h às 17h
Rua Josefina Mungo, 78

25/09 – Bairro Juçara (unidade do Cras), das 8h às 12h e das 15h às 19h
Rua Raul de Oliveira, 180

BOLSA FAMÍLIA EM ARAÇATUBA

Criado na cidade em 2004, Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Com sede na rua Do Fico, 745, no bairro Santana, atende cerca de 20.300 famílias, com expediente das 8h às 16h30. Para participar é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é o portal de entrada para todos os programas sociais, incluindo Minha Casa, Minha Vida. 
Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Bolsa Família é gerido pelo Instituto Apoio Social (IAS) desde o dia 1.º de setembro de 2015.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br


----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: