quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia das Crianças é extensivo a adolescentes assistidos e comemorado em pizzaria‏

Para comemorar o Dia das Crianças, adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estiveram na noite de quarta-feira (14) em uma pizzaria. A ação integra uma série de atividades promovidas pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e seus programas, para marcar a data. Aproximadamente 25 pessoas, entre atendidos e familiares participaram. 
Segundo o coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, o objetivo é promover socialização, fortalecer os vínculos familiares e proporcionar uma aproximação maior com os profissionais do equipamento fora do ambiente de trabalho. “Esses meninos vieram para nós por determinação judicial, e o trabalho do Creas é promover atendimento socioeducativo, ou seja, é um processo muito mais amplo do que uma simples medida judicial”. 
Terra Júnior ressaltou ainda que nem sempre os adolescentes têm a oportunidade de estar reunidos com a família, em momentos como esse. “Embora a data seja para crianças, nós entendemos que a ação contribui até mesmo para o resgate da cidadania deles”, concluiu. 
CREAS 
Criado em Araçatuba no ano de 2009, Creas é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que as pessoas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais vítimas de violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: