segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade tem novos integrantes

O prefeito Cido Sério deu posse aos novos membros do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade na sexta-feira (28), no auditório da Prefeitura de Araçatuba. A função dos conselheiros é considerada de interesse público relevante, não sendo remunerada. O mandato é de dois anos e os recém-empossados vão atuar no biênio 2011/2013.

Na cerimônia de posse, além do prefeito, estiveram presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda da Silva Piovesan, os secretários municipais Alex Lapenta (Participação Cidadã), Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Carla Augusta Lopes Penteado (Saúde). Esta última foi presidente do Fundo Social e integrante do conselho deliberativo no biênio anterior.

Foram nomeados nove integrantes para o período que inicia – quatro do poder público, quatro de associações e uma representante do Serviço Social no município. Compõem o conselho, representando o Fundo Social, a atual presidente do órgão (Fernanda, foto abaixo) e Jorge Henrique Grenge Cinti; pela Secretaria Municipal da Fazenda, Carlos Roberto Ferreira Pessoa; e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Marco Aurélio da Silva Carvalho.

Pelas associações, foram nomeados os seguintes membros: Marli Ivonice Rosária Vieira Canova, da Paróquia São Sebastião, Lenice de Freitas Oliveira Santos, da Igreja Ágape, Laurinda Yoshie Tada Kawata, do Lions Clube, e Fábio Antônio Dias, da Pastoral da Criança. A representante do Serviço Social é Célia Teixeira Castanhari.

Fernanda, Carlos Roberto e Marli foram designados, respectivamente, presidente, tesoureiro e secretária do conselho. São funções do órgão levantar as necessidades sociais do município, angariar recursos financeiros e humanos para as ações, estimular o surgimento de iniciativas na comunidade, entre outras atividades.

“Tarefa gigante”

No evento de posse dos novos membros, o prefeito Cido Sério ressaltou a importância do conselho, que, segundo ele, terá uma tarefa gigante, “mas a mais bela de todas” por aliviar a dor de pessoas que sofrem. “Tenho certeza que esse conselho vai conseguir tornar melhor a vida do cidadão e da cidadã em situação de vulnerabilidade”, disse.

Já a secretária de Assistência Social (foto acima) enfatizou o trabalho diferenciado promovido pelo Fundo Social. “Porque o Fundo hoje não trabalha só com a emergência, ele busca a porta de saída para aquela pessoa desesperada”, afirmou Cidinha. Na ocasião, a secretária de Saúde relembrou o tempo em que presidiu o Fundo e destacou o aprendizado que recebeu na função.

Contato

Para os conselheiros que tomavam posse, Carla deu uma dica importante: “Um conselho que só delibera e não tem contato com as pessoas não é um bom conselho. É preciso que vocês dialoguem com os que necessitam para melhor tratamento dos buracos da alma”.

Na oportunidade, a presidente do Fundo Social e do conselho deliberativo falou sobre as funções dos dois órgãos e dos esforços da Administração Municipal para melhorar a vida de pessoas.

“Reconstruir a casa é fácil de entender, reconstruir vidas é o mais importante, pois quando uma pessoa perde uma casa, ela perde também os seus sonhos, a esperança. Refazer essas histórias é um trabalho lento e muito difícil”, disse Fernanda.

Nenhum comentário: