quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Prefeitura repudia exploração de imagem

Em reportagem que foi ao ar no dia 25/01/2011, a TV Tem/Globo divulgou fotos, publicadas na internet, de uma mulher tomando banho e lavando roupas em um buraco no asfalto, em uma rua do bairro Nova Iorque, em Araçatuba. Embora a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) tenha enviado nota oficial sobre o assunto e o prefeito Cido Sério tenha se manifestado em entrevista sobre as imagens, a emissora não utilizou as respostas da Administração.

Por isso, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) torna público o conteúdo do texto, por entender que merece reflexão o ato desumano de quem divulgou e propagou as fotos. Seria oportuno que a pessoa que fez as imagens da mulher tivesse informado a SMAS ou algum outro órgão público (Guarda Municipal ou Polícia Militar, por exemplo) no momento do ato, para que providências fossem tomadas.

No entanto, nenhuma entidade pública recebeu nos últimos dias qualquer contato pedindo assistência à mulher, mostrando que, na verdade, a intenção da pessoa que registrou a cena (que pode ter sido propositalmente produzida) foi apenas explorar o fato, propagando-o em rede social virtual, e não ajudar a pessoa, que seria um gesto humano, solidário e cidadão.

Atendimento

A SMAS esclarece que o atendimento inicial oferecido à população de rua é feito pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), por meio do trabalho do educador social. Esse profissional aborda pessoas em situação de rua e faz o levantamento de dados por meio de instrumentais específicos. Nos casos em que não existe contato de familiares, são realizados os encaminhamentos para documentação, casa da sopa, albergue, internação, entre outros serviços disponíveis na rede.

Exclusão social

Entretanto, a Secretaria entende que esse trabalho de acolhimento aos excluídos precisa ter um envolvimento maior por parte da sociedade, visto que a questão da exclusão social é responsabilidade de todos, e que, embora o poder público tenha seu papel na solução dos problemas, não é menos importante o papel de cada cidadão. Daí ser humano e digno em casos como este auxiliar a pessoa, não a expondo, não violando seus direitos, não se aproveitando da sua situação de vulnerabilidade.

Dignidade

A SMAS repudia o ato de quem divulgou e propagou as fotos (que, em nenhum momento registrou qualquer reclamação à Prefeitura sobre o buraco próximo a sua residência), pois há no gesto a declarada intenção de explorar a imagem, de ridicularizar a mulher – que aparece em trajes íntimos. É legítima qualquer manifestação no sentido de cobrar atuação do poder público, mas é humanamente inaceitável ferir, de maneira tão vil, a dignidade da pessoa humana, como ocorreu neste episódio.

A Secretaria pede que, se alguma pessoa encontrar a referida mulher ou outra pessoa em estado semelhante, que comunique a SMAS por meio do telefone (18) 3636-1260 ou vá pessoalmente à rua Quinze de Novembro, 170, no Centro. A Guarda Municipal (153) e o Fundo Social (3625-4300) também podem prestar atendimento nesses casos.

Nenhum comentário: