sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Conselho de Assistência Social tem nova composição

Os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), de Araçatuba, foram empossados pelo prefeito Cido Sério nesta quinta-feira (28), no auditório da Prefeitura. Para o biênio 2011/2013 o conselho passa a contar também com representantes da OAB, Maçonaria e Sindicato dos Contabilistas.

Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito, os secretários municipais Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Alex Lapenta (Participação Cidadã), o presidente da Câmara dos Vereadores, Cido Saraiva, e a presidente do biênio anterior do Comas, Lenira Sônia Borgeth. A composição do conselho é constituída por 22 representantes do poder público e 22 da sociedade civil, sendo que para cada membro há um suplente.

O decreto que nomeou os integrantes do Comas é o de nº 15.351, de 19 de janeiro de 2011, nos termos da Lei Municipal nº 6.305, de 18 de julho de 2003. O conselho é deliberativo, consultivo e fiscalizador, e os seus integrantes não são remunerados. Na solenidade de posse, o prefeito Cido Sério destacou a importância do órgão na efetivação de políticas públicas para a área.

Papel

“O Comas nos últimos dois anos teve um papel muito importante e transformador em nossa cidade”, disse o prefeito, ao se referir a alguns equipamentos sociais que antes não existiam em Araçatuba, como a Casa de Passagem, o CRM (Centro de Referencia da Mulher) e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Jussara e Umuarama.

O prefeito também destacou o fato de que no começo de 2009 Araçatuba estava por perder a gestão plena na Assistência Social, mas devido aos esforços da Administração, em diálogo constante com o Comas, isso não ocorreu. Ao fazer reflexões sobre a importância da questão social e da atuação do conselho, Cido Sério lembrou que nos últimos dois anos a gestão priorizou a inclusão social, por entender que “primeiro é preciso acolher aqueles que por si só não sobreviveriam”.

Integração

O trabalho tem sido feito de forma integrada, com os equipamentos de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social. Segundo o prefeito, o foco da gestão é e continuará sendo o ser humano, o combate à exclusão social, às dores do coração, “buracos que a gente não percebe a profundeza e para os quais parte da sociedade fecha os olhos”.

Por isso, reiterou Cido Sério, “o Comas tem papel decisivo nesse processo de evidenciar que a dignidade da pessoa humana está acima de problemas menores, e que os direitos sociais precisam ser priorizados”. O presidente, vice-presidente e 1º secretário do conselho para o biênio 2011/2013 serão eleitos no dia 9 de fevereiro.

Nenhum comentário: