terça-feira, 10 de setembro de 2013

Prefeitura e Senac levam projeto aos futuros morasdores do Residencial Beatriz

Texto: Camila Graziela

O trabalho técnico social favorecerá o desenvolvimento e o fortalecimento da autoestima, o reconhecimento de habilidades e potencialidades, valorizando a capacidade dos indivíduos



A Prefeitura de Araçatuba, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), está promovendo uma ação para melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas com uma casa no Residencial Beatriz, por meio do Projeto de Trabalho Social, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Por conta disso, está sendo realizado um plantão social para esclarecer aos futuros moradores o que será desenvolvido no trabalho técnico social. Para isto, na semana passada equipes técnicas do Senac estiveram nos bairros Etemp, Jussara e Umuarama, reunidos com as famílias.
O trabalho técnico social favorecerá o desenvolvimento e o fortalecimento da autoestima, o reconhecimento de habilidades e potencialidades, valorizando a capacidade dos indivíduos. Fortalecendo os vínculos sociais e comunitários e organizando a comunidade de modo que haja apropriação do espaço, bens, serviços e programas da rede socioassistencial.
Por meio de cursos com duração de nove meses, técnicos do Senac ensinarão os participantes sobre participação cidadã, educação familiar, orçamento familiar e geração de emprego e renda. Cerca de 2,3 mil pessoas serão beneficiadas. 
CONJUNTO DE AÇÕES
A secretária de Assistência Social, Marta Dourado, explica que o objetivo é proporcionar a execução de um conjunto de ações de caráter informativo e educativo junto aos beneficiários promovendo o exercício da participação cidadã, favorecendo a organização da população e a gestão comunitária dos espaços comuns, contribuindo para o fortalecimento e melhoria da qualidade de vida das famílias e a sustentabilidade do empreendimento.
“Com essa parceria, pretendemos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. E com isso, provocar a sensação de pertencimento e emancipação social. Queremos que eles tenham vida própria”, disse.
A população do Residencial Beatriz, beneficiárias do programa “Minha Casa, Minha vida”, é constituída de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, muitas residentes em áreas de risco, mulheres chefe de famílias, idosos e pessoas com deficiência e com renda familiar de até R$1600 reais mensais. Com o empreendimento, propiciou-se o direito social a moradia, assistindo e melhorando a qualidade de vida desta população. 
SORTEIO
No último dia 20, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou o sorteio de endereços para as 472 famílias beneficiadas com casas no residencial Beatriz, construídas por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Cada casa tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro e área de serviço, sendo 37,5 m2 de área construída no valor de R$ 52 mil. As unidades habitacionais contaram, ainda, com sistema de aquecimento solar.
A construtora Lomy Engenharia foi a responsável pela construção do empreendimento. Trata-se do quarto conjunto de imóveis que faz parte do programa "Minha Casa, Minha Vida" para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Já foram construídas e entregues 1.584 casas desde o início do MCMV, nos residenciais Porto Real I e II e Atlântico I e II.
------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: