segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bolsa Família inaugura sede moderna e confortável

Texto e foto: Camila Graziela

Com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e oferecer maior espaço e acessibilidade, Bolsa Família muda para novo prédio 

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou, na manhã desta segunda-feira (23), a nova sede do Programa Bolsa Família. Participaram do ato solene, o prefeito Cido Sério; o vice-prefeito Carlos Hernandes; o presidente da Câmara Jaime José da Silva; a secretária municipal de Assistência Social Marta Dourado e demais secretários. 

De acordo com Marta Dourado, a nova sede irá permitir um atendimento mais rápido, modernizado e acolhedor. “Hoje demos mais um passo importante na qualidade de um atendimento mais humanizado. Foram seis meses de empenho da administração para que este prédio possa acolher da melhor maneira possível os usuários”, disse a secretária.
O prefeito Cido Sério falou da importância do Bolsa Família e de como a cidade era carente de programas de assistência social. “Quando nós assumimos o governo, a cidade precisava de programas que acolhessem o humano como tal, e não como uma estatística. O Bolsa Família é o mais importante no resgate do ser humano. Por meio dele, a pessoa tem disposição e oportunidade para mudar de vida”, declarou. 

O PRÉDIO
Localizada no cruzamento das ruas Bandeirantes e Floriano Peixoto, no centro, a nova sede passará a contar com quatro atendentes, oito digitadores, 10 entrevistadores, duas assistentes sociais, dois administradores, um arquivista e um auxiliar geral. A mudança teve como objetivo melhorar a qualidade do ambiente de atendimento e oferecer maior espaço e acessibilidade. Com isso, o atendimento que levava em média duas horas, será feito em 20 minutos. 
O novo prédio é bem amplo e passou por pequenas adequações, entre elas, a construção de rampas de acesso para cadeirantes e reformas nos banheiros. Atualmente o município atende cerca 4600 famílias, cobrindo 73% das famílias de baixa renda. Até agosto deste ano, o governo investiu cerca de quatro milhões, só na cidade de Araçatuba. 

 COMO PARTICIPAR
Para participar do Programa Bolsa Família é preciso se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), ele é o portal de entrada para todos programas sociais e também para o Minha Casa, Minha Vida. 
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, além de contribuir para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.  
EIXO
O Bolsa Família possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. 
Já os programas complementares, objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade. A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada por União, estados, Distrito Federal e municípios. Os três entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa, instituído pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/04.


------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: