quarta-feira, 23 de março de 2016

Centro Pop inaugura Casa de Passagem Masculina‏

Texto e foto: Camila Graziela
A Prefeitura de Araçatuba inaugurou na terça-feira (22) mais um equipamento direcionado a pessoas que vivem em situação de rua: a Casa de Passagem Masculina João Eduardo Torrezilhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Com capacidade para dez pessoas, o local começou a atender a partir das 18 horas. 

Localizada na rua 15 de Novembro, 43, no centro da cidade, a casa possui quatro cômodos, sendo dois quartos com ar-condicionado, copa, cozinha e banheiro. O atendimento ocorrerá todos os dias, das 18h às 6h. O espaço é somente para pouso e será destinado exclusivamente aos usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).  


Segundo o prefeito Cido Sério, a criação desse espaço é muito importante para dar continuidade ao atendimento às pessoas que frequentam o Centro Pop. “Fico muito feliz ao entregar mais esse serviço à população”, disse ele. A secretária Marta Dourado, de Assistência Social, destacou que a casa foi mobiliada com objetos de outros programas da pasta que não estavam mais sendo utilizados. “Mesmo que esse ambiente tenha sido criado com móveis reaproveitados de outros programas, foi construído e pensado com muito amor e carinho”.

A coordenadora Jucielly Moreira explica que devido ao reduzido número de vagas, foram adotados alguns critérios para utilização como, por exemplo, estar estudando, cursando ensino profissionalizante, trabalhando ou que a pessoa tenha acabado de sair de comunidade terapêutica. “A partir desse momento, o usuário será encaminhado à Casa de Passagem, podendo dormir no local por até três meses. Com mais esse equipamento, estamos visando garantia de direitos a pessoas que vivem em situação de rua, condição em que os direitos delas são violados. Nosso intuito é que voltem ao convívio social, familiar e profissional”. 


Casa de passagem tem por finalidade oferecer acolhimento provisório a pessoas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua e desabrigo por abandono e demais situações que os colocaram em situação de rua. O atendimento prestado é personalizado e para pequenos grupos, objetivando o fortalecimento do convívio familiar e comunitário, além de garantir a privacidade ao usuário e o respeito aos seus costumes e tradições.

Nenhum comentário: