quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PETI promove festival musical em alusão ao ‘Dia do Músico’

Texto e foto: Camila Graziela

Festival teve o objetivo de mostrar o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano durante as oficinas de canto, dança e banda.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) promoveu um evento especial na tarde de quarta-feira (3). As Crianças e adolescentes que fazem parte do Programa participaram de um festival musical para celebrar o Dia do Músico, comemorado no último dia 22.


 O evento ocorreu no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, que teve sua capacidade total ocupada. O público, que era pura animação, foi formado por alunos da escola municipal Leonísia de Castro e de programas sociais, como João Arlindo, Arca e Programa Lobato-Sítio da Criança.

As monitoras de dança do PETI Camila e Gabriela abriram o evento com uma dança. Embaladas pela música Oceans (Hillsong United), elas criaram uma coreografia especialmente para o festival. Em seguida, as crianças e adolescentes fizeram três apresentações musicais.



Na sequência, dançaram e cantaram ao som do “Bate-Lata” instrumentos de percussão tocados também pelos integrantes do Projeto, sob orientação do monitor de banda, Cristiano Eduardo. As aulas de canto são ministradas pela monitora Ana Laura Zago.

Na plateia, atenta a tudo o que ocorria e com brilho no olhar a cada apresentação, estava a pequena Giovana, de seis anos. Questionada se havia gostado do evento ela prontamente respondeu: “Achei muito legal”. Opinião semelhante teve Vítor, também de seis anos. “Eu adorei a apresentação”, disse. 


De acordo com a coordenadora técnica responsável pelo PETI, Anézia Gabas Sousa, além de celebrar o dia do músico, o festival teve o objetivo de mostrar o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano durante as oficinas de canto, dança e banda. “Isso faz com que eles se sintam valorizados”, comentou Anézia.

A secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, que fez questão de assistir as apresentações, falou da importância das ações. “Estes momentos são importantes porque proporcionam que nossos usuários tenham acesso à cultura”, disse a secretária.



O PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil foi criado pelo Governo Federal há 18 anos com a finalidade de combater o trabalho infantil. O PETI foi implantado no município em 2001 e atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos que esteja exercendo qualquer tipo de trabalho que coloque em risco sua integridade física e seus direitos constitucionais.

Atualmente, a unidade atende 85 crianças e adolescentes, ofertando atendimento psicossocial, oficinas culturais, artísticas e artesanais, sócioeducativas, bem como ações que fortalecem sua permanência na escola.


O PETI está localizado na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o PETI é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: