sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Chocolateria e panificação são algumas das novidades no Renda Cidadã

O Governo Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), vai capacitar 80 pessoas em cursos novos que serão ministrados a partir deste mês. Para saber do cronograma e receber orientações, na manhã desta sexta-feira (13) os inscritos estiveram reunidos na sede do Renda Cidadã – programa de geração de renda criado pelo Governo Estadual e mantido em parceria com os municípios.

Com investimento de R$ 30 mil, os cursos recém-lançados são panificação e confeitaria, culinária para restaurante, chocolateria e texturização. Eles fazem parte do projeto “Complementando o Renda Cidadã”. Em cada curso vai participar 20 pessoas desempregadas ou de baixa renda, em aulas que serão realizadas duas vezes por semana, no período da tarde.

Segundo a coordenadora do programa na cidade, Cascie Cristina Carneiro Silva, as atividades terão início na próxima segunda-feira (16) e previsão de encerramento no dia 16 de outubro. A coordenadora destacou, ainda, que a maioria das aulas serão ministradas no Sest/Senat e que a Prefeitura vai distribuir gratuitamente passes de ônibus para facilitar o deslocamento das pessoas.

Sobre o objetivo dos novos cursos, Cascie explicou que eles vão auxiliar na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. “Essas capacitações são importantes porque estão baseadas em duas ideias: qualificar a pessoa para conseguir um emprego e estimular a atividade autônoma com vistas à geração de renda”, resumiu.

Oportunidade

“Mas ao participar a pessoa tem que saber que, depois da qualificação, ela pode se transformar, fazer a diferença”, enfatizou Cascie. E fazer a diferença é o que quer a diarista Cláudia Maria Sabino (foto abaixo, em destaque), de 40 anos, moradora do bairro São José. Ela está formalmente desempregada há pouco mais de um ano e faz faxinas eventualmente. Se increveu no curso de chocolateria porque quer, no futuro, trabalhar em casa, vendendo o que produzir. Sobre a oportunidade da qualificação, ela foi enfática: “A gente, que é pobre, tem que agarrar com as duas mãos e saber aproveitar”.

Já a desempregada Leandra Ferreira Ramalho, 27 anos, moradora do bairro Água Branca III, escolheu o curso de panificação e confeitaria. Ela já participou do curso de bordado no Renda e disse que a nova capacitação pode ajudá-la a conseguir um emprego em uma padaria ou mesmo motivá-la a trabalhar em casa. “Isso é ótimo porque está sendo dada a oportunidade para a gente aprender e conseguir um emprego futuramente”, afirmou Leandra. As pessoas inscritas para participar dos cursos estão cadastradas no programa Renda Cidadã e nos quatros CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba.

Fotos: AAS

Nenhum comentário: