quarta-feira, 23 de julho de 2014

PROERD realiza palestra no CRAS Umuarama‏

Texto e foto: Camila Graziela

 Palestra teve como objetivo orientar e prevenir os usuários da unidade sobre as consequências do uso das drogas



O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Umuarama, promoveu na tarde desta terça-feira (22) uma ação comunitária para seus usuários. Na oportunidade, foi proferida palestra sobre a prevenção e o combate às drogas.  
Ministrada pelo cabo Sandro, da Polícia Militar, que integra o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), a palestra teve como objetivo orientar e prevenir os usuários da unidade sobre as consequências do uso das drogas.

Cabo Sandro explicou que o programa existe no Estado de São Paulo há 20 anos, e há 17 anos atua nas escolas municipais e particulares. “O PROERD nasceu em Los Angeles, Estados Unidos, e surgiu da necessidade de prevenir as crianças sobre o uso das drogas. Nós trouxemos este modelo para o Brasil, e hoje temos mais atuação do que naquele país. Tanto que nas escolas a atuação é de 100%”, afirmou. Segundo ele, dez mil crianças passam por ano pelo programa, no Município. 
Com o lema prevenir é o melhor remédio, durante a palestra foram abordados todos os tipos de drogas ilícitas e seus efeitos, com ênfase sobre as drogas lícitas, como, por exemplo, o álcool e o cigarro. De acordo com o cabo, as drogas lícitas, por terem acesso fácil, acabam sendo a porta de entrada para as drogas mais pesadas. “Por isso, é muito importante trabalharmos com a prevenção e falar sobre as consequências que as drogas trazem, como as doenças, por exemplo”, explicou. 
CRAS UMUARAMA
Criado no Município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Umuarama, desenvolve diversas ações para a comunidade, promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de zero a seis anos de idade; e Serviço de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiências e idosos. 
O CRAS Umuarama fica na rua Célio Rodrigues de Araújo Cintra, 788, atende mensalmente cerca de 430 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Umuarama é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
 ------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: