segunda-feira, 21 de julho de 2014

CRAS Jussara e Etemp promovem ‘arraiá’ para usuários

Texto e foto: Camila Graziela


O objetivo do evento é fortalecer os vínculos comunitários e familiares, além de proporcionar a socialização e o resgate da cultura popular brasileira


Na tarde de sexta-feira (18), os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Jussara e Etemp participaram de uma festa julina. A festança ocorreu na sede do CRAS Jussara, que se transformou num verdadeiro ‘arraiá’. Cerca de 400 pessoas, entre adultos e crianças, marcaram presença.


Segundo a coordenadora técnica Aline Terra Rodeguero, o objetivo do evento é fortalecer os vínculos comunitários e familiares, além de proporcionar a socialização e o resgate da cultura popular brasileira. “Por isso, a gente fez esta integração entre pessoas de diferentes territórios”, explicou Aline.


No local, que estava devidamente decorado com bandeirinhas, várias barracas foram montadas, como da pesca, da argola, boca do palhaço para brincadeiras, e para a comilança, barraca do arroz doce, do curau, da pipoca, do cachorro quente, do bolo, do chocolate quente e refrigerante. A dupla de violeiro e sanfoneiro Aprígio e Ezequiel deram o tom da festa. O ponto alto da festança ficou por conta da tradicional quadrilha.


 Dentre os presentes, a dona de casa Zélia Medeiros, 64, era só animação. Ela conta que frequenta o CRAS Jussara há dois anos. “Antes de eu vir pra cá eu não saía de casa e não tinha contato com ninguém. Hoje graças ao CRAS eu tenho bastante amizade e posso me divertir em momentos como este”, comentou.





“Hoje eu sou uma idosa feliz”. Foi com estas palavras que a aposentada de 65 anos, Nair Xavier dos Santos Covolo, respondeu ao ser indagada como é vida dela depois que passou a frequentar o CRAS. Quem também fez questão de falar da mudança de vida após frequentar o CRAS Etemp, foi a dona de casa Eliege Romancini Alves, 38.  


“Para mim mudou tudo. Antes eu era uma pessoa muito fechada por conta das lutas que já enfrentei nesta vida. Graças ao CRAS eu me socializo mais, elevei minha auto-estima, participo dos cursos. Enfim, as pessoas deveriam conhecer o CRAS, porque lá a gente recebe ajuda necessária e o tratamento é excelente”, declarou Eliege.

CRAS
Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.

Criado no município em 2009, o CRAS do bairro Etemp, fica localizado na rua Pedro Viola, 184, a unidade também possui um ponto de apoio no bairro Rosele, que fica localizado na rua Noel Rosa, 238, e funcionam das 8h às 17h. O CRAS Jussara também foi criado no município em 2009. A unidade fica localizada na rua Raul de Oliveira, 180 e funciona das 8h às 17h.Juntamente com outros 14 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara e Etemp são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.


------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: