quinta-feira, 31 de julho de 2014

Mães do Creas recebem certificado de conclusão de curso

Texto e foto: Camila Graziela

Ao todo, 15 mulheres participaram do curso, que teve duração de 40 horas 
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), concluiu mais uma capacitação profissional voltada para a comunidade.
Na noite de quarta-feira (30), mães e responsáveis de crianças e adolescentes que são atendidos no grupo sócio-edeucativo do CREAS receberam os certificados de conclusão do curso de técnicas básicas de manicure e pedicure. O evento aconteceu na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao todo, 15 mulheres participaram do curso, que teve duração de 40 horas e foi realizado no próprio Senac. Ao longo da capacitação todas elas receberam vale-transporte e uma maleta contendo kit completo para frequentarem o curso e para atuarem após o término. As aulas foram ministradas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. O CREAS atualmente atende 30 crianças e adolescentes.
Estiveram presentes o coordenador técnico do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, o técnico de Desenvolvimento Social do Senac, Fábio Mazocato e a Assessora de Políticas Sociais da SMAS, Adriana Barbosa, que representou a secretária Marta Dourado.


Na ocasião, Terra Júnior agradeceu a Prefeitura por ter possibilitado a realização do curso e parabenizou todas as participantes por terem concluído a qualificação. “São vocês que dão o resultado das ações que a Assistência Social promove. Isso demonstra o quanto vocês são capazes”, afirmou.
Ele ressaltou ainda, que estas capacitações desenvolvem o potencial de cada uma delas. E quem confirma isso é Janaína Najara, 31, ela contou que antes de iniciar o curso não tinha interesse em fazê-lo. “Eu gostei bastante do curso, e antes de começar eu não tive tanta vontade de fazer, agora eu pretendo me especializar e ganhar o meu sustento fazendo unha. Eu agradeço ao CREAS pela oportunidade”, comentou.
Quem também está entusiasmada com a nova profissão é a diarista Cristina da Silva, 28. Ela que começou a fazer unha antes mesmo de concluir o curso, falou da importância da capacitação. “Eu já tinha uma noção de como fazer unha, mas não sabia dos riscos tanto para mim quanto para as clientes, das doenças e da importância da esterilização dos materiais. Para mim foi muito bom, gostei bastante. Agora eu quero conciliar as faxinas com as unhas”, opinou.

O CREAS
Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é direcionado para o atendimento de pessoas que foram vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria. 
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: