terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Moradores na Casa Abrigo têm programação especial no período de férias‏

Texto: Camila Graziela

Janeiro é mês de férias e, para aproveitar esse período, adolescentes que moram nas unidades da Casa Abrigo (masculina e feminina) participam de diversas atividades ao ar livre, como pescaria, futebol, caminhada, passeio de bicicleta. Já houve também passeio em shopping center e ida a cinema. 


Segundo a coordenadora da Casa Abrigo Masculina, Elaine Jorge Onório, “as atividades externas têm por objetivo tornar a rotina dos meninos mais próxima possível da vivência em uma casa convencional, propiciando integração na comunidade e com outros adolescentes. Dessa forma, também há o fortalecimento de vínculos entre eles e com funcionários da casa”. 

Elaine Onório destaca ainda o trabalho diário de reforço escolar realizado durante o ano, com acesso à biblioteca municipal, a fim de minimizar a defasagem no aprendizado dos adolescentes. “Eles se comportam muito bem nos passeios e se divertem muito, lembrando que as atividades ocorrem em conjunto – duas unidades – porque é importante também a integração entre eles”, frisou. 

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL 
Acolher e dar oportunidades a adolescentes com idade entre 12 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Esses são os objetivos da Casa Abrigo, que a Prefeitura de Araçatuba mantém por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, as duas unidades acolhem cinco menores 
O Serviço de Acolhimento Institucional (adolescentes de ambos os sexos) foi criado em 1993 para atender menores em situação de risco, de abandono ou que tiveram direitos violados, encaminhados pelo Poder Judiciário. A partir de 2009, o programa foi dividido em duas unidades. 
Os locais oferecem atendimento integral, apoio escolar, cursos, oficinas e atividades esportivas, culturais e de lazer. A unidade feminina está localizada no bairro Dona Amélia e a unidade masculina funciona no jardim Ipanema.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br


-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: