terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Casa Abrigo: jovem comemora aniversário fora da unidade, com presença de amigos‏

Texto e foto: Camila Graziela
Adolescentes que moram nas unidades da Casa Abrigo (masculina e feminina) vivenciaram atividade diferenciada, na tarde de segunda-feira (1), em um estabelecimento com jogo de boliche. O motivo: comemorar o aniversário de um deles. 

A coordenadora da Casa Abrigo Masculina, Elaine Jorge Honório, destacou que a ação fora do ambiente da casa tem por objetivo proporcionar o fortalecimento de vínculos dos adolescentes com a comunidade, além de também retomar o contato com amigos. “Por isso, foi feito convite para que amigos estivessem presentes, no momento da comemoração. Aproximar e fazer com que eles tenham o máximo possível de uma rotina de vida convencional é o nosso maior objetivo, enquanto tutores deles”.


O jovem aniversariante que completou 17 anos chegou à unidade há um mês, após ficar dois dias morando nas ruas, depois de ter sido expulso de casa pelo padrasto. “Estar na Casa Abrigo está sendo melhor do que a vida que eu tinha antes, porque agora eu tenho pessoas que se importam comigo de verdade. Antes, eu não tinha”, declarou. Ele disse ainda que após concluir o ensino médio, pretende fazer faculdade de direito. “Eu quero dar a volta por cima, mostrar que tudo o que eu passei foi motivo para me fazer mais forte”, comentou o jovem, emocionado.

 SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL 
Acolher e dar oportunidades a adolescentes com idade entre 12 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Esses são os objetivos da Casa Abrigo, que a Prefeitura de Araçatuba mantém por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, as duas unidades acolhem cinco menores 
O Serviço de Acolhimento Institucional (adolescentes de ambos os sexos) foi criado em 1993 para atender menores em situação de risco, de abandono ou que tiveram direitos violados, encaminhados pelo Poder Judiciário. A partir de 2009, o programa foi dividido em duas unidades. 
Os locais oferecem atendimento integral, apoio escolar, cursos, oficinas e atividades esportivas, culturais e de lazer. A unidade feminina está localizada no bairro Dona Amélia e a unidade masculina funciona no jardim Ipanema.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: