quinta-feira, 9 de junho de 2016

Secoi promove apresentações sobre combate ao trabalho infantil‏

Texto e foto: Camila Graziela

O Serviço de Convivência Infantojuvenil (Secoi) promoveu atividade especial para crianças atendidas em programas sociais, durante a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.


A programação no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge, na quarta-feira (8), teve início com a peça ‘Esse Lucas dá Trabalho’, da Cia. Bom Humor. De maneira divertida, a peça conta história de dois amigos que resolvem montar uma fábrica de fundo de quintal e colocam anúncio de que estão contratando pessoas para trabalhar. Mas, não há interessados devido à baixa remuneração.



É aí que aparece o menino Lucas, interessado na vaga, sendo dispensado porque é proibido contratar menor sem garantias de direitos. Ele, então, se disfarça de adulto para conseguir o emprego, porque quer comprar um celular novo. A história se desenrola com a descoberta da farsa e um alerta sobre os danos de trabalhar na infância. Em seguida, alunos do Secoi apresentaram o musical ‘O Circo do Peti’.



Uma garota de onze anos, do Lar Caminho de Nazaré, disse ter aprendido uma lição. “Achei muito legal as apresentações, e entendi que se nós não estudarmos, não teremos um futuro”. Opinião semelhante tem um menino de dez anos, da Arca (Associação de Reinserção Social de Crianças e Adolescentes). “Aprendi que não devemos trabalhar, mas, estudar”.

SECOI 
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), criado pelo Governo Federal há 18 anos e implantado no município em 2001, deu lugar ao Serviço de Convivência Infantojuvenil (Secoi). Em vez de combater o trabalho infantil, o equipamento atua na prevenção, promovendo atendimento psicossocial, oficinas culturais, artísticas, artesanais e socioeducativas, para crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, em situação de vulnerabilidade.
Também são promovidas ações que fortaleçam a permanência na escola. Atualmente, a unidade atende 85 crianças e adolescentes, na rua Florêncio de Abreu, 932, no bairro Alvorada.

Nenhum comentário: