sexta-feira, 17 de junho de 2016

CREAS promove ‘arraiá’ para jovens que cumprem medida socioeducativa

Texto e foto: Camila Graziela

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araçatuba promoveu tradicional "arraiá" para atendidos que estão cumprindo  medida sócioeducativa Liberdade Assistida. Cerca de 80 pessoas, entre atendidos e familiares, marcaram presença no evento, realizado na sede do equipamento, na noite de quinta-feira (16).


Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, a festa teve por objetivo promover a socialização entre os atendidos, além de propiciar momentos de lazer e interação. “Junho é o mês de festas e comidas típicas, além de comemorarmos as festividades, estes momentos são muito importantes porque auxiliam no resgate dos vínculos familiares e também com a equipe do CREAS”, comenta o coordenador. 


Uma dona de casa, 46, mãe de uma adolescente de 16 anos, que cumpre liberdade assistida há seis meses no Creas, por tráfico de drogas, relatou a importância do atendimento pelo equipamento tanto para a filha como para a família. “Aqui nos ajuda muito, porque incentivam o adolescente a trabalhar, oferecem cursos profissionalizantes gratuitos, além de dar todo suporte para a família também. Tenho certeza que ela não volta mais para aquela vida”, declarou.


Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.

O local possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais), dentro destes serviços, cerca 1.129 famílias estão sendo acompanhadas atualmente.


Nenhum comentário: