segunda-feira, 6 de junho de 2016

Beneficiados com agasalhos de campanha começam a ser acolhidos com ‘Mais Calor, Mais Amor’‏

Texto e foto: Camila Graziela

“Sou muito frienta. Graças a essa doação vou passar o inverno bem mais quentinha. Eu estava precisando de roupas de frio e, com esse tempo, a gente que é de idade fica doente com mais facilidade”. Com esse depoimento, dona Cecília Buriola, de 70 anos, agradeceu ao receber peças de roupas de inverno arrecadadas durante a Campanha do Agasalho 2016, que continuará a receber doações até o dia 20 de junho.


A primeira entrega ocorreu na sexta-feira (3), para idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Ponto de Apoio localizado no bairro Rosele, que é vinculado ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), no bairro Etemp. Com oito filhos e nove netos, dona Ana Alves dos Santos, 78, outra beneficiada, afirmou que a sua família se agasalha graças às doações de peças da Campanha do Agasalho. “Essas roupas vieram numa boa hora, e nos ajuda muito, porque a gente não tem condições de ficar comprando. Sou muito agradecida a todos que doaram”.

Com o lema ‘Mais Calor, Mais Amor’, a Campanha do Agasalho de 2016 foi iniciada em maio, numa promoção da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade. A presidente do Fundo Social, Renata Massano, destaca que as doações de cobertores, mantas ou edredons em bom estado também são bem-vindas. Ela explica que a distribuição começou a ser feita antes do término da arrecadação devido à queda de temperatura nos últimos dias.

“Já tivemos uma prévia de que o inverno será rigoroso este ano. Por isso, começamos a distribuir as peças já arrecadadas. Mas, as doações devem continuar sendo feitas. Mais uma vez contamos com a colaboração de todos, para que se solidarizem e apoiem essa causa”. Renata Massano ressalta que nos anos anteriores 70% das roupas arrecadadas eram mais apropriadas ao calor. “Nosso objetivo, no momento, é arrecadar somente peças mais quentinhas, para aquecer o frio das pessoas que precisam de apoio nesta estação do ano”. 
O prefeito Carlos Hernandes acrescenta que a prioridade é a valorização do ser humano. “Todos os gestos de solidariedade são atos em favor de toda sociedade. Para nós, pode ser um gesto pequeno doar um agasalho. Mas, para quem precisa, é tudo. Salva uma vida”.
Em 2016, a iniciativa passa por uma reformulação: além de coletar roupas em boas condições, para todos os públicos, a prioridade é arrecadação de peças usadas no frio, como agasalhos, blusas, camisas de manga comprida e calças. As secretarias municipais, Paço Municipal, Central Atende Fácil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra são pontos de coletas.

Nenhum comentário: