segunda-feira, 10 de março de 2014

Prefeitura homenageia mulheres assistidas pelo município

Texto e foto: Camila Graziela

As mulheres que são assistidas pelos programas da Assistência Social em Araçatuba receberam, neste sábado (8), uma manhã cultural inteiramente dedicada a elas pelo Dia Internacional da Mulher. A ação fez parte da programação da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Assistência Social (SMAS) e Participação Cidadã (SMPC) e CRM (Centro de Referência da Mulher), para homenagear as mulheres.


O evento aconteceu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José e contou com a presença de 300 pessoas. Estiveram presentes o prefeito Cido Sério; a secretária da SMAS Marta Dourado; a chefe de gabinete do prefeito Roselaine Mendes Ferreira e a presidente do Conselho da Mulher, Cidinha Lacerda.




Na oportunidade, o prefeito Cido Sério enalteceu as mulheres e citou um trecho da música ‘Mulher’ de Erasmo Carlos. “Mulher, mulher na escola que você foi ensinada, jamais tirei um dez. Sou forte, mas não chego aos seus pés”. Cido Sério, falou ainda, que sonha com o dia em que não precisaremos mais ter data específica, mas sim, que consigamos ter uma vida igualitária entre os gêneros e que todos os dias sejam do ser humano. 



CONQUISTAS
Em seguida, a secretária da SMAS Marta Dourado, falou sobre as conquistas das mulheres ao longo dos anos, e ressaltou que este momento era mais de reflexão do que comemoração. “Dia da Mulher em si, é um momento de reflexão para avaliarmos nossas conquistas e também para fazermos projetos para o futuro”, disse. 


O evento foi aberto com a peça teatral ‘Porque Deus criou a mulher’ da Cia Decaranacen. Encenada pelas atrizes Ângela Gomes e Rosa Santos, a peça relata que Deus criou a mulher utilizando elementos da natureza e a fez forte como a força da terra, cheirosa como o perfume das flores, glamourosa como os pássaros, brilhantes como o brilho das estrelas e quente como o calor do sol. 




LEITURA
Na sequência, a usuária do CRM Ana Almeida, homenageou as mulheres presentes com a leitura do texto ‘A menina que criou asas’. O educador físico do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Diogo Moreno, colocou todo mundo para mexer com uma aula de zumba (dança misturada com ginástica). Houve também, apresentação musical da dupla sertaneja Dú Viola e Horizonte, sorteio de brindes e distribuição de refrigerante e cachorro quente.


Todos os anos são realizadas atividades diferenciadas nesta data. Além das homenagens, diversas ações acontecem por meio dos programas das secretarias de Assistência Social, de Participação Cidadã e de Saúde. Com isso, a Prefeitura busca aperfeiçoar o atendimento disponibilizado para a mulher, abrindo caminhos para que ela faça valer seus direitos e tenha um serviço público de qualidade.




TRABALHO CONSTANTE
A Prefeitura de Araçatuba têm adotado medidas que colocam a mulher araçatubense em destaque, com foco na dignidade humana e inclusão social. A administração construiu equipamentos novos, reestruturou programas, investiu na qualificação profissional, iniciou novos cursos e oficinas, entre outras ações. 
E o CRM (Centro de Referência da Mulher) Josymary Aparecida Carranza é o principal espaço dedicado exclusivamente à mulher. Inaugurado em maio de 2010, o Centro foi criado com o objetivo de acolher a mulher vítima de violência e contribuir para que ela conquiste autossuficiência e resgate sua autoestima.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: