sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cras Jussara oferece aula de yoga

Texto e foto: Camila Graziela

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), além dos serviços de acolhimento, também disponibiliza gratuitamente, à população, diversas ações de promoção da cidadania por meio de atividades de terapia e cuidados com a saúde mental e física. E os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) são equipamentos usados para este atendimento diferenciado.


O CRAS do Jussara, por exemplo, oferece aulas de yoga. A educadora física com formação em yoga, Luiza Abreu explica que a modalidade é uma atividade física e mental que tem como principal objetivo acalmar a mente, por meio da atividade física.  “O yoga requer equilíbrio e concentração, e, assim, além de trabalhar a mente, proporciona o fortalecimento dos músculos, das articulações, aumenta a flexibilidade e também favorece a integração social, que é um dos objetivos do CRAS”, explica Luiza.



A dona de casa Antônia dos Santos Silveira, 65 anos, que frequenta as aulas há três anos, falou dos benefícios do yoga na vida dela. “Para mim foi uma maravilha, agora durmo bem e as dores desapareceram”, afirma dona Antônia. 


CRAS JUSSARA
Criado no município em 2009, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jussara desenvolve diversas ações para a comunidade com a finalidade de promover autonomia, autossuficiência e auxiliar na geração de renda, principalmente das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Tem como princípios norteadores garantir aos usuários as seguintes aquisições: Segurança de Acolhida, Segurança de Convívio Familiar e Comunitário e Segurança de Desenvolvimento da Autonomia.
O CRAS Jussara fica na rua Raul de Oliveira, 180, atende mensalmente cerca de 400 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS Jussara é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: