terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ação Jovem encerra atividades do ano com festa de confraternização

Texto e foto: Camila Graziela
Ao todo, 150 jovens se divertiram com piscina, skate, música, dança e churrasco
Os integrantes do Programa Ação Jovem tiveram um dia de diversão e lazer nas dependências do clube da Associação dos Servidores do Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba (Asdaea), no bairro Ipanema. Ao todo, 150 jovens participaram do evento que foi promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


A secretária de Assistência Social Marta Dourado, destacou que o Programa visa resgatar os direitos dos jovens. “Vocês representam um quarto da população brasileira. Por isso é muito importante pensar no futuro de vocês para que possam fazer o uso da juventude com qualidade e dignidade”, disse a secretária.
Ela ressaltou também que as atividades para 2015 serão totalmente reformuladas. “Vocês sugeriram mudanças e nós acatamos já para o próximo ano. Esperamos surpreender vocês”, comentou. O dia contou com atrações como mesa de bilhar, piscina, skate, música, dança e churrasco.

Os integrantes Quedson e Rebeca, ambos de 16 anos, cantaram músicas gospel, acompanhados pelos companheiros Igor no violão e Jeferson no cajón. Camila Barbosa, de 15 anos, disse ter aprendido muito depois que passou a participar do programa.

“Eu gosto muito das atividades desenvolvidas no programa porque elas abrem a cabeça da gente”, comentou. Opinião semelhante teve Rafaela Sesso, 16. “O programa me ajudou muito. Eu era muito estressada, hoje, sou mais calma, aprendi a ouvir mais”, relatou. No final, todos receberam um chocotone para levar para casa.


AÇÃO JOVEM
Implantado no município em 2005, o Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado de trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.

Localizado na Avenida dos Araçás s/n (antiga estação ferroviária), no Centro, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h. Para participar, além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.
------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: