sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Centro Pop reinseriu 42 pessoas no mercado de trabalho desde 2014‏

Desde que foi implantado em Araçatuba, há quase dois anos, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) reinseriu 42 pessoas no mercado de trabalho. “A grande maioria foi para o setor da construção civil, para atuar como servente. Usinas da região também são outros destinos deles, além de prestadoras de serviço, com o objetivo de reconstruir a vida”, diz a coordenadora técnica Jucielly Moreira.

A profissional explica que é feita uma triagem para avaliar o perfil da pessoa. “Se ela tem condições de ser reinserida no mercado de trabalho, é encaminhada à Casa de Acolhimento, onde poderá permanecer por até seis meses. Desde que foram iniciados os trabalhos do Centro Pop, 42 atendidos foram realocados. Isso é muito gratificante, porque mostra que estamos no caminho certo, pois muitos deles precisam apenas de uma oportunidade para sair da situação de rua”.


Rosemar Ferreira de Andrade, de 57 anos, natural de Presidente Epitácio, é uma das 42 pessoas reinseridas. "Fui para Três Lagoas (MS) em busca de trabalho, mas não consegui nada por lá. Foi então que eu soube que Araçatuba estava empregando na minha área de trabalho, a construção civil. Como não consegui nada, perambulei por algumas noites nas ruas e descobri o Centro Pop. Graças a esse apoio, estou acolhido, tenho serviço e moradia. Sou muito grato a Deus e à equipe, que nos acolheu com muito carinho, respeito, e não mede esforços para nos ajudar", relata Andrade. Há três meses, ele está trabalhando em uma subestação de energia elétrica. 

"O Centro Pop foi uma porta para me reintegrar na sociedade. Hoje, moro na casa de acolhimento da Acrepom (Associação de Catadores de Papel, Papelão e de Materiais Recicláveis de Araçatuba), e consegui um emprego, tudo graças ao que a Prefeitura e a Assistência Social fazem por nós. Eu nunca vi em outra cidade uma assistência social tão acolhedora e cheia de oportunidades. Araçatuba é como coração de mãe, só não sai desta vida de rua quem não quer", diz Tiago Otacílio dos Santos Almeida, de 31 anos. 

Ele é natural de José Bonifácio e veio para Araçatuba, em 2010, morar com a então companheira, com quem tem uma filha de três anos. "Devido ao meu vício, a gente se separou, e foi então que eu passei a viver nas ruas. Fiquei nesta vida por um ano até conhecer o Cento Pop. Atualmente, tenho três objetivos: atingir estabilidade profissional e financeira, constituir uma família e possuir a casa própria", declarou. Almeida atua profissionalmente como auxiliar de produção em uma empresa de artes visuais.
COTIDIANO

Segundo Jucielly Moreira, cerca de 150 pessoas vivem em situação de rua na cidade, e os locais com maior incidência são nas proximidades da rodoviária e praças públicas. Ela explica que o Centro Pop possui serviço de abordagem social, que faz monitoramentos desses setores.Uma dupla de profissionais (educador social e técnico) percorre a cidade e informa sobre os serviços, convidando-as para conhecer o Centro Pop, que também atende denúncias 24 horas: 99751.0172. Aproximadamente 85 pessoas são atendidas por dia. 
O equipamento oferece diversos serviços gratuitos, como café da manhã, banho, acesso à lavanderia, local para guardar pertences, kit de higiene e proteção térmica (agasalho e cobertor), passagens rodoviárias e refeição no Restaurante Popular. Também são feitos encaminhamentos para INSS, inclusão ou atualização no Cadastro Único (concessão de benefícios assistenciais do Programa Bolsa Família), tratamento de saúde, albergue e oferecidos serviços de elaboração de currículos e viabilização de documentos, dentre outros necessários. 
A unidade dispõe ainda de atividades laborativas, com terapeuta ocupacional e atendimentos com profissionais especializados em psicologia e serviço social. Durante as oficinas socioeducativas (laborativas e de terapia ocupacional), por exemplo, usuários elaboram diversos tipos de artesanato, como artigos de MDF, decoupagem, crochê, além da recreação com jogos interativos, que estimulam a concentração e a memória. 
Para Fábio Luiz Sasaki Cipriano, de 28 anos, natural de Araçatuba, o “Centro Pop é um ambiente muito útil e agradável, onde é possível se sentir produtivo. Ter o local como referência me faz considerar que podemos ter um bom recomeço”. 
Opinião semelhante tem Jailson da Silva Santos, 20, natural do estado de Piauí. “O Centro Pop é uma área de apoio, um grande trabalho realizado pelos responsáveis. Esse lugar traz esperança de mudanças para nós, por isso considero nota dez, um ambiente excelente. Sempre será referência do trabalho com carinho e amor realizado por todos os funcionários, incentivando o recomeço”.

Para implantação da unidade foi criada uma rede de assistência social que presta atendimento a moradores de rua. Ela é composta pelo Albergue Municipal, localizado na vila Mendonça; Casa de Acolhimento, no jardim Alvorada; e o Restaurante Popular Alice da Silva Prates. Centro Pop é gerido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). 
CENTRO POP

Estruturado na cidade em 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua tem como objetivo prestar atendimentos a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. O equipamento deve possibilitar condições de acolhimento na rede socioassistencial, de forma a contribuir para a construção ou reconstrução de novas formas de vida, respeitando a autonomia e o direito de escolha dos usuários, bem como promover ações para reinserção familiar e/ou comunitária. Localizado na rua São Paulo, 1090, no jardim Sumaré, Centro Pop funciona das 8h às 17h.
 -----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 


Nenhum comentário: