segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Creas promove oficina de fotografia para adolescentes que cumprem medida socioeducativa

Texto e foto: Camila Graziela

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araçatuba está oferecendo oficina de fotografia para adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Ministradas pelo fotógrafo José Luiz Py, as aulas começaram na quinta-feira (18) com encerramento no dia 26, na sede da unidade.


Segundo o fotógrafo, serão repassadas noções básicas sobre fotografia profissional, programa de edição de imagens photoshop, manuseio de máquina fotográfica e enquadramento. O coordenador do Creas, Edson Neves Terra Júnior, explica que a iniciativa tem por objetivo contextualizar o meio onde cada adolescente vive.



“A ideia é trazer coisas inovadoras e, com isso, fazer com que eles sintam interesse por algo, para que possamos debater sobre as medidas socioeducativas de um jeito mais didático e lúdico”, explica o coordenador. Cada participante levará para casa uma câmera contendo filme de 27 poses. Eles terão um final de semana para registrar o cotidiano ou algo de destaque na comunidade.



Uma jovem de 16 anos, há dois meses na unidade em cumprimento de medida devido a furto, disse ter ficado muito feliz ao saber da oficina. “Eu gosto muito de fotografia. Quando soube deste curso logo me prontifiquei, e estou gostando muito. Nesse ano eu termino o terceiro colegial, e pretendo seguir carreira na área da fotografia”.


Na próxima segunda-feira (22) ocorrerá a devolução das câmeras fotográficas, para que as fotos sejam reveladas. Os participantes farão relatos sobre a experiência do final de semana. No dia 25 haverá apresentação das fotografias e reflexão sobre as imagens e depoimentos. No dia 26 será feita seleção para futura exposição. 
CREAS 
Inaugurado na cidade em 2009, Creas é direcionado ao atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O objetivo é fazer com que elas superem o trauma e interrompam o ciclo da violência, por meio de atendimentos psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, das 8h às 17h30. 
Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, Creas possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativa (adolescentes que cometem atos infracionais).

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br


----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: