segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Idosos caem na folia...‏

Texto: Camila Graziela
Marchinhas, máscaras, serpentinas e confetes deram o tom dos bailes de carnaval promovidos especialmente para idosos assistidos. As folias foram promovidas na sexta-feira (5), para usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Etemp, e para integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na quinta-feira (4), a festa reuniu foliões na unidade do Cras no bairro Umuarama. 

Lívia Rodrigues Restofe, assistente social responsável pelo Cras no bairro Umuarama, diz que o grupo é muito ativo e participativo, e que a festividade é um momento de troca de experiências e de interação. “Nosso grupo cresceu muito, tanto que precisamos dividi-lo em três. Isso é muito gratificante, porque mostra que nosso trabalho tem dado certo”.


Para Maria Aparecida Zanrre, de 72 anos, o idoso tem que se movimentar. “Na nossa idade não podemos ficar parados. Aqui, no Cras, a gente permanece sempre ativa, e isso é muito bom para nós”. Telma Aparecida Nelis, 60, garantiu que sua vida é outra depois que passou a frequentar a unidade. “Minha vida mudou muito depois que vim pra cá. O Cras é tudo para mim”.

O artigo 3.º da Lei n.º 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) predispõe que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.



Nesse sentido, a secretária municipal de Assistência Social, Marta Dourado, destaca que “Araçatuba tem feito a lição de casa, no que diz respeito à garantia de direitos”. Idosos possuem os serviços ofertados pelo próprio CCI e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido nas unidades do Cras. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

-----------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br

----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: