sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Bolsa Família: unidade volante atende no acampamento Novo Horizonte‏


Vanessa Canata

Para facilitar o acesso aos serviços do Bolsa Família, Araçatuba conta desde 2014 com o Bolsa Volante, uma unidade móvel do programa que leva atendimentos diversos a bairros distantes e de difícil acesso na cidade. Nesta sexta-feira (9), a equipe de técnicos atende os beneficiários do acampamento Novo Horizonte. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

De acordo com o coordenador do Programa Bolsa Família, Rodrigo Radighieri, uma vez por semana a unidade móvel atende em um setor da cidade, juntamente com equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Além de atualização de cadastro, a ação assegura que todos os beneficiados no Programa Bolsa Família de Araçatuba atualizem o Atendimento de Enfermagem (AE), para pesagem e medida.

Uma das condições básicas para manter o benefício do Bolsa Família em dia faz parte do compromisso que as famílias assumem de acompanhar o cartão de vacinação, crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos. Mulheres de 14 a 44 anos e crianças nessa faixa etária devem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou à unidade móvel. As beneficiárias gestantes ou nutrizes (lactantes) precisam fazer o pré-natal e ter o mesmo controle, em relação à saúde do bebê.

A iniciativa pretende verificar os indicadores de saúde de cada usuário. Os beneficiados que não fizerem a atualização poderão ter o benefício suspenso. A próxima ação do Bolsa Volante será no acampamento Nova Esperança, e acontece na próxima sexta-feira (16).

BOLSA FAMÍLIA

Criado na cidade em 2004, Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Ele integra o Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Com sede na Rua Do Fico, 745, no bairro Santana, possui expediente das 8h às 16h30. Para participar é preciso se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que é o portal de entrada para todos os programas sociais, incluindo Minha Casa Minha Vida. 




Nenhum comentário: