quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Escola de samba ministra palestra para jovens em Centro Comunitário

A escola de samba Unidos da Zona Leste ministrou uma palestra para os participantes do programa Ação Jovem, nesta quinta-feira (07). O evento ocorreu no Centro Comunitário do bairro Santa Luzia, de manhã e à tarde, e reuniu cerca de 50 jovens com idades entre 15 e 24 anos.

Na ocasião, eles aprenderam sobre o Carnaval no contexto da cultura popular brasileira, assistiram a um vídeo com desfiles da Zona Leste e puderam presenciar uma apresentação musical com instrumentos típicos da festa, como cuíca, tamborim, pandeiro e reco-reco. A palestra foi conduzida pelo presidente da escola, Jacques Lima Pétia.

“Nós mostramos pra eles o que é o carnaval, os bastidores de uma escola de samba e como se desenvolve um desfile na avenida”, disse Pétia. Segundo ele, a palestra também teve um aspecto de cidadania. “A partir do momento em que os jovens tomam conhecimento do que é carnaval, passam a compreendê-lo melhor e a valorizá-lo como mais uma das manifestações da cultura brasileira”, disse.

O programa

Mantido pelo Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Governo Estadual, o Ação Jovem atende aproximadamente 280 jovens de baixa renda. Eles participam de atividades socioeducativas e recebem mensalmente um auxílio financeiro de R$ 80 por pessoa.

O objetivo do programa é criar oportunidades para que os beneficiários tenham condições de retorno e/ou permanência na escola. Para isso, estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho, além de contribuir com o efetivo exercício da cidadania.

Nenhum comentário: