quinta-feira, 7 de abril de 2016

Segundo dia de capacitação na Assistência Social é intensificado por oficinas‏

Por Camila Graziela

O segundo dia do evento 2.º Capacita SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) foi bastante intenso, tendo como público-alvo coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e advogados da Rede de Proteção Social, além de entidades sociais. As instituições são ligadas, direta e indiretamente, às ações da Secretaria de Assistência Social.


A psicóloga Marcela Silva Flores de Gois, facilitadora da oficina ‘Humanização e Atenção ao Outro’, disse que a ação serviu para motivar os profissionais da área a compreender o sentido e a importância de sua função no atendimento aos indivíduos e às famílias assistidas pelos programas da Secretaria de Assistência Social, bem como visar o atendimento humanizado, com qualidade objetiva e foco em resultados positivos.
 “O resultado desta primeira turma foi bastante positivo. O pessoal aderiu às ações, sendo extremamente participativo, com trocas de experiências e vivências. Com isso, eles puderam observar a importância do bom acolhimento aos usuários dos programas”, relatou. Cada participante recebeu material de apoio para ser utilizado nos equipamentos.

Facilitador da oficina ‘O Papel do Psicólogo no SUAS’, o psicólogo Edson Neves Terra Júnior abordou breve histórico dos direitos sociais no Brasil, passando pelo período em que se destacaram ações de caridade, filantropia, até chegar aos direitos sociais como políticas públicas e, neste contexto, o papel do psicólogo social. Após a apresentação teórica, houve espaço para troca de informações sobre as variadas ações do profissional em diversos serviços e programas. 
“Avalio que a capacitação foi muito produtiva, por possibilitar espaços de trocas de experiências, além de promover reflexão sobre os desafios e avanços da profissão na assistência social, e o resgate do compromisso ético-político com a transformação social”, comentou Terra Júnior. A programação do evento Capacita SMAS vai até o dia oito de abril. Essas atividades ocorreram na terça-feira (5), na FEA (Fundação Educacional Araçatuba). 
Iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, 2.º Capacita SMAS Araçatuba tem os objetivos de aprimorar o desenvolvimento das ações socioassistenciais, atendendo às especificidades dos programas e, sobretudo, valorizar as equipes de trabalho com oficinas para instrumentalizar, na teoria e na prática, os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

PROGRAMAÇÃO 
Dia 7 (quinta-feira), 8h às 12h e 13h às 17h
Facilitadora: Marcela Flores de Góis
Público: assistentes sociais, psicopedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, advogados dos programas da SMAS e entidades sociais
Tema: Humanização e Atenção ao Outro
Local: FEA (Fundação Educacional Araçatuba)
Rua Maurício de Nassau, 1191, no bairro Santana

Dia 7 (quinta-feira), das 8h às 12h
Facilitador: Ederson Ribeiro da Costa
Público: educadores, monitores, professores de educação física da SMAS
Tema: Ser educador: do conceito à prática
Local: Sala 1 FEA (Fundação Educacional Araçatuba)

Dia 8 (sexta-feira), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Facilitador: Hélio Consolaro
Público: coordenadores, psicólogos, assistentes sociais e administrativos da SMAS
Tema: Escrever direito
Local: Auditório FEA (Fundação Educacional de Araçatuba)

Nenhum comentário: