sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rede Comunidade será lançado neste sábado em Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) vão apresentar o Programa Rede Comunidade à população. O evento que marca o lançamento oficial do projeto será realizado neste sábado (10), das 13h às 17h, na escola Silvestre Augusto do Nascimento, no bairro rural Engenheiro Taveira. A entrada é gratuita, bem como a participação nas atividades.

O programa tem o objetivo de promover ao longo do ano ações educativas e de inclusão social com vistas à eficiência energética. Desde janeiro a companhia de energia e a Administração discutem o Rede Comunidade, mesmo já tendo colocado em prática algumas ações. Inicialmente, a Secretaria de Ação Social fez um levantamento das famílias que deverão ser beneficiadas com a troca de geladeiras, instalação de lâmpadas econômicas, troca de fiação elétrica e demais serviços que serão executados pela CPFL.

A empresa ainda contratou duas agentes comunitárias para visitar residências a fim de esclarecer a população sobre serviços como Tarifa Social e Parcelamento Social. Durante o ano, os organizadores do programa vão realizar atividades educativas e culturais em escolas e demais espaços públicos. A primeira ação nesse sentido aconteceu nesta quarta-feira (7), em Taveira, ocasião em que foi ministrada uma Oficina de Uso Racional de Energia e Montagem de Aquecedor Solar.

O bairro também foi escolhido pela Prefeitura e a CPFL para receber o “Energia com Arte", evento que marca o lançamento do Rede Comunidade. Nele, haverá tendas cenografadas nas quais os visitantes poderão interagir com atividades sobre uso adequado e seguro de energia elétrica. Também haverá distribuição de pipocas, algodão doce e refrigerante. Além disso, as pessoas poderão medir a pressão arterial, tirar RG, cortar o cabelo, receber orientações sobre saúde, participar de apresentações musicais promovidas pela Secretaria de Cultura, entre outras atividades.

Fase inicial

Segundo o gestor do Rede Comunidade, João Abeid Filho, o programa em Araçatuba está na sua fase inicial. As agentes comunitárias contratadas vão esclarecer a população sobre os serviços da CPFL e verificar a necessidade das famílias. Num segundo momento, técnicos da companhia visitarão as residências para verificar a necessidade de trocar geladeiras, chuveiros ou a fiação elétrica.

Depois de feito o diagnóstico, as famílias contempladas vão receber gratuitamente os equipamentos, bem como os serviços na rede elétrica. “Com isso, garantiremos a inclusão social ao mesmo tempo em que vamos promover a eficiência energética, em conjunto com as lideranças comunitárias, o poder público e a população”, afirmou o gestor da CPFL em uma das reuniões na Prefeitura.

Balanço

Abeid disse que o Rede Comunidade existe em 20 cidades do Estado e que ele será ampliado neste ano, com a oferta de oficinas e cursos, distribuição gratuita de 8 mil geladeiras novas, 11 mil chuveiros econômicos, 500 mil lâmpadas fluorescentes, além de outros serviços. Ao fazer um balanço do programa, que completa uma década em 2010, Abeid ressaltou que de agosto de 2008 a julho de 2009, foram visitados 224 bairros e 56 mil famílias.

Nas residências foram instalados 600 mil lâmpadas fluorescentes, 16,5 mil geladeiras novas e econômicas e 5 mil chuveiros econômicos. O trabalho educativo chegou a 20 escolas, com gincanas que envolveram cerca de 10 mil alunos. Além disso, 12, 5 mil clientes tiveram sua situação regularizada, 6 mil residências passaram por reforma na fiação e mais de 11 mil pessoas participaram da Tarifa Social e formas especiais de parcelamento. Foram investidos R$ 30 milhões nesses serviços.

Nenhum comentário: