quarta-feira, 7 de abril de 2010

Moradores aprovam condomínio e elogiam Prefeitura

Em período de fortes chuvas, as 38 famílias que hoje moram no Condomínio Vitória sofriam muito com as inundações e condições precárias no antigo Beco da Esperança, no Jardim Rosele. Depois de quase um mês na nova moradia, neste final de semana os moradores conviveram com o primeiro temporal.

Os moradores elogiaram a estrutura do condomínio e relembraram os momentos difíceis que passavam no beco. “Lá era uma tragédia quando vinha uma chuva como a que veio no domingo. Aqui é muito melhor, aqui se pode dormir sossegado”, disse o trabalhador rural Joscelino Rodrigues, morador da casa 20.

As famílias habitavam uma área de risco e receberam da Prefeitura as casas novas. Elas se mudaram no dia 11 de março. Ao avaliar esse primeiro mês na nova residência, a moradora Valéria Tobias da Costa, da casa 4, também elogiou a Administração pela construção das casas. “O prefeito atendeu a um pedido nosso. Estou super feliz, na minha casa está tudo legal. É uma gracinha o lugar onde moro”, afirmou.

Apesar da satisfação da maioria dos moradores, três casas tiveram goteiras devido à última chuva, o que gerou reclmação por parte dos titulares das residências. Sobre as goteiras, Lucilene Aparecida Bonatto, moradora da casa 24, entende que eles são normais. “Problemas acontecem nas melhores engenharias. Tem gente que está reclamando à toa, querendo criar confusão, mesmo vendo que a prefeitura tem providenciado os reparos. Eu não tenho o que reclamar”, disse.

Solução

A secretária de Ação Social, Cidinha Lacerda, afirmou que, diante de um grande temporal, muitas pessoas ainda têm algum trauma, já que conviveram durante tanto tempo com inundações. “É natural que fiquem preocupadas, mas elas estão em um lugar seguro e que será melhorado a cada dia com o trabalho, cooperação e compreensão de todos”, disse.

“Não construímos o condomínio para fazer caridade, mas para trazer dignidade e cidadania para aqueles moradores”. A secretária disse também que cada condômino deve contribuir com a melhoria do local e fazer a sua manutenção. Ela citou o caso da moradora Cícera Maria dos Santos, que já colocou piso novo na sua casa e planeja instalar forros.

“Na medida do possível vamos ajudar os moradores, mas sabemos que eles podem adquirir sua autonomia”, declarou Cidinha que, logo após do temporal de domingo, junto com o prefeito Cido Sério, mobilizou funcionários da Prefeitura e da empresa Engescav - responsável pela obra - para fazer os reparos necessários.

Modelo

Cidinha lembra que a construção do condomínio foi uma maneira de evitar grandes transtornos aos moradores que moravam numa área irregular. Ela disse que a Prefeitura tem trabalhado para que o local se transforme em modelo de moradia digna e sustentabilidade. “Estamos trabalhando nessa meta. Por isso buscamos parceiros e estamos conscientizando os novos condôminos sobre o papel de cada um, sobre os direitos e deveres que têm e da importância da manutenção e preservação do ambiente.”

Além disso, a secretária ressalta: “A questão mais importante já resolvemos, que foi ter tirado aquelas pessoas da situação de risco e dar a elas uma melhor qualidade de vida”. Ela acrescenta, ainda, que no projeto de fazer do Condomínio Vitória uma referência, a Prefeitura conta com parceiros importantes.

Ao falar sobre a instalação de aquecedores solares e doação de geladeiras econômicas aos moradores, Cidinha lembra que os primeiros estão sendo colocados gradativamente pela empresa Transsen. A meta é equipar todas as casas até o final do ano. Já as geladeiras, ela afirma que a empresa CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) fará a entrega nos próximos meses.

Fotos: AAS

Nenhum comentário: