quarta-feira, 10 de abril de 2013

Idosos atendidos pelos Cras têm dia de lazer no CPP

Texto e foto: Camila Graziela


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio dos CRASs (Centro de Referência de Assistência Social), tem promovido diversas ações para valorizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos. Por conta disso, os cidadãos atendidos pelos CRASs do Centro e do bairro Etemp passaram um dia de lazer nas dependências do Clube CPP (Centro do Professorado Paulista) de Araçatuba.

O dia de diversão aconteceu nesta terça-feira (9) e começou com farto café da manhã, atividades físicas com educadores e nutricionistas do Nasf (Núcleo de Apoio da Saúde da Família). Também houve apresentação musical da dupla sertaneja de raiz Zé da Roça e Candeeiro. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes.

CONVIVÊNCIA
Segundo a psicóloga responsável pelo grupo do Etemp, Camila Tinti Moreira, o objetivo de atividades como esta é promover o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. “Ações como esta promovem um envelhecimento ativo e saudável, além de promover o acesso a experimentações artísticas e esportivas”, disse.

Ainda, segundo a psicóloga, os idosos, por já não trabalharem, muitas vezes se sentem abandonados. “Quando nós desenvolvemos estas atividades, promovemos o bem-estar físico, a saúde mental, a sociabilidade, além de ser o único meio de lazer para muitos deles”, finalizou.

DIVERTIDO
A aposentada Benedita Alves, de 66 anos, aprovou o passeio e disse ter se divertido muito. “Este passeio é muito gostoso, porque a gente só vive dentro de casa; com estas atividades temos oportunidade de diversão”, declarou.

Dona Ana Alves dos Santos, de 75 anos, tem um filho de 29 anos, portador de Síndrome de Down. Ela sempre traz o filho nos encontros e diz que participar do grupo foi a melhor coisa que aconteceu na vida dela. “Aqui, a gente se distrai, faz amizade, e ainda consigo inserir meu filho em convívio social; ele gosta muito”, finalizou.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: