domingo, 10 de abril de 2011

Capacitação: ex-moradores de rua recebem certificados na Prefeitura

A última sexta-feira (8) foi um dia muito especial para seis ex-moradores de rua de Araçatuba. No auditório da Prefeitura, eles participaram da cerimônia que marcou o encerramento do curso de “Formação de Zelador de Praça”, com a entrega dos certificados de conclusão. Oferecido pelo Governo Municipal, o curso teve duração de 30 horas e foi realizado entre os dias 28 de março e 7 de abril.

Para o exercício das atividades, cada aluno ganhou um kit, contendo camisa, calça, meia, par de luvas, óculos de proteção e par de botas. Na solenidade de formatura, o prefeito Cido Sério disse que o projeto é uma experiência. “Para que ele tenha sucesso, depende muito de cada um de vocês (alunos recém-formados). Sabemos que não é fácil, mas acreditamos que pode dar certo”, disse.

Na oportunidade, o prefeito leu o poema “Os Estatutos do Homem”, de Thiago de Mello, para sintetizar sua preocupação em promover um governo focado na questão humana. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Carlos Farias, também destacou esse posicionamento humanista e o empenho da gestão em promover o equilíbrio social.

Gratidão

Na ocasião, falou em nome dos alunos Adílson Paulo Ferreira, que demonstrou gratidão. “Estivemos em outras cidades, mas nunca encontramos o respeito e oportunidades que esta cidade nos ofereceu”. Ao se referir ao secretário Carlos Farias, disse: “Agradecemos ao senhor por enxergar no morador de rua um ser humano e acreditar que somos capazes de vencer na vida”. Ferreira também citou cada uma das pessoas que contribuiu com o desenvolvimento do curso.

E finalizou: “Somos hoje uma equipe de zeladores de praça, ex-moradores de rua com endereço fixo, e vamos continuar unidos para melhorar Araçatuba, nossa cidade de coração. Os senhores podem ter certeza de que não vamos decepcionar ninguém, principalmente os que acreditaram em nós”.


Ao final, ocorreu a entrega simbólica de ferramentas com as quais os recém-formados deverão trabalhar, além de doação de um kit de produtos de higiene pessoal. O evento também marcou a abertura de conta bancária para cada um dos trabalhadores e, segundo o secretário Carlos Farias, durante aproximadamente 60 dias eles participarão de um estágio prático, recebendo uma bolsa-auxílio de R$ 300 por mês.

Mercado de trabalho

O secretário informou ainda que o prefeito Cido Sério deverá encaminhar um projeto à Câmara do Vereadores com o objetivo de facilitar o ingresso desses profissionais no mercado de trabalho. Além de Ferreira, integraram a primeira turma Nicanor Gonçalves Filho, Adriano Batista Ribeiro, Antônio de Moraes, Daniel Nascimento Santos e Luís Ferreira dos Santos.

Os instrutores foram Marco Antônio Secreto e Cinira Pereira. “Esta foi a primeira turma. Nossa ideia é formar pelo menos 20 pessoas e depois incentivar a criação de uma cooperativa, para que os trabalhadores conquistem a autossuficiência e possam viver com dignidade”, disse Carlos Farias.

Também participaram da cerimônia no Paço Municipal os secretários municipais Jorge Héctor Rozas (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Cidinha Lacerda (Assistência Social) e Alex Lapenta (Participação Cidadã).

Foram parceiros na formação da primeira turma a Engescav, Construart, Agroprint, Farmácia Descontão, MG Consultoria, Tecnox, Caixa Econômica Federal, Delmo Pescuma, Alberto Fissori e Albergue Noturno.



Nenhum comentário: