quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Creas realiza palestra para inclusão de jovens que cometem ato infracional



Vanessa Canata

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), promoveu nesta quarta-feira (23) uma palestra com o tema “Inclusão de adolescentes nas escolas que cumprem medida socioeducativa”. O evento contou com a presença do prefeito Cido Sério, secretária de Assistência Social Marta Dourado, além de professores da rede municipal e estadual de ensino, profissionais da Assistência Social e demais convidados.

O evento foi realizado na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, e teve como objetivo apresentar maneiras de tornar real a inclusão de jovens e adolescentes que cometem atos infracionais, além de buscar alternativas, junto ao âmbito educacional, de ressocialização desse público.

A cerimônia é de realização do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e foi conduzida pelos convidados: Graciela Ortiz, assistente social do poder judiciário, Marisa Leles, da Diretoria de Ensino de Araçatuba, Sérgio Noboru Açano, cabo e psicólogo da Polícia Militar, Lenice de Freitas, conselheira tutelar, Ederson Ribeiro, psicólogo do Creas e Edson Neves Terra Júnior, coordenador do mesmo equipamento.

Na ocasião, adolescentes da 8ª série da E.E. José Augusto Lopes Borges fizeram uma apresentação de barbatuque, modalidade de percussão que utiliza o corpo ou outros objetos, como um copo, como instrumento musical. Em seguida, o adolescente Francisco Coelho Júnior cantou a música “Deus me perdoa”, do Mc Maiquinho.

O prefeito Cido Sério aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe do Creas em realizar eventos que promovam a inclusão de jovens “É preciso lutar pelo ser humano como um todo, e quem está sempre excluído precisa de uma atenção especial. É esse o trabalho do Creas na educação de jovens que comentem atos infracionais”, explicou.


A secretária de Assistência Social Marta Dourado enfatizou a preocupação da SMAS em atender a todos que necessitam de atendimento. “Nem todos têm a mesma oportunidade. E é esse o papel do educador e da assistência social como um todo: trazer a chance de fazer acontecer a quem menos tem, a quem mais precisa de nós. Somos as mãos que acolhem”, refletiu.

Edson Terra, coordenador do Creas, explicou a respeito da personalidade dos adolescentes, e maneiras de abordagem geralmente utilizadas nos atendimentos no Creas. “O adolescente é moldado a partir do que a sociedade indica o que é para ser feito. Conseguir se inserir como parte do grupo significa conseguir ser reconhecido como um deles.”, finaliza.


CREAS

O Creas – Centro de Referência Especializado em Assistência Social presta atendimento às situações de risco e de violação de direitos de crianças e adolescentes, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência, com atendimento psicossocial e jurídico. O programa realiza atendimento na Avenida dos Estados, 553, Jd. Sumaré. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário: