quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Alimentação saudável é tema de palestra para jovens de programa assistencial

Texto e foto: Camila Graziela
Evento contou com orientação sobre os principais nutrientes e ofereceu a medição doÍndice de Massa Corpórea (IMC) dos participantes 
“Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase foi dita por Hipócrates, antigo filósofo grego considerado pai da medicina, que pode ser usada perfeitamente no mundo atual. Com objetivo de orientar os jovens sobre a importância da alimentação saudável na adolescência, uma palestra foi realizada na tarde de terça-feira (16), para integrantes do Programa Ação Jovem.

A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jussara. Ministrada por alunos do quarto termo de nutrição da UniToledo, sob orientação da coordenadora do curso, Adriane Lemos, a palestra abordou a importância dos principais nutrientes como carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, sais minerais e fibras.

Adriane explicou que para uma alimentação saudável é necessário um cardápio equilibrado contendo os principais nutrientes. “O corpo humano precisa destes nutrientes em quantidade equilibrada para ser saudável”, afirmou. No evento os participantes puderam medir Índice de Massa Corpórea (IMC), além de participar de uma demonstração prática que contou com degustação e orientações sobre quais alimentos possuem os principais nutrientes.

A assistente social Viviane Alcassa Lopes, responsável pelo grupo de jovens, ressaltou que a palestra vem ao encontro dos objetivos do eixo saúde. “Nós trabalhamos com quatro frentes que são trabalho e empreendedorismo, saúde, pluralidade cultural e lazer e cidadania. O objetivo do Programa é orientar os jovens para o futuro”, explicou Viviane.



“Minha vida já mudou”, afirmou a jovem Stefani, de 16 anos, ao ser questionada sobre a expectativa de mudança de vida após frequentar o Programa. Ela contou que, por fazer parte do Programa Ação Jovem, conseguiu uma bolsa de estudo em uma escola de cursos que encaminha os alunos para o mercado de trabalho. 


AÇÃO JOVEM
Implantado no município em 2005, o Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado de trabalho e para fomentar sua preparação para o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, o programa oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.

Localizado na Avenida dos Araçás s/n (antiga estação ferroviária), no Centro, o local atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. Funciona das 8h às 17h. Para participar, além da idade, o participante precisa estar matriculado e frequentando o ensino fundamental, médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3607-6500
www.aracatuba.sp.gov.br
----------------------------------------------------------------------- 

Nenhum comentário: