segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aproveitamento integral de alimentos é tema de atividade no Restaurante Popular

Teve início nesta segunda-feira (11) a Semana de Incentivo ao Aproveitamento Integral dos Alimentos. A atividade é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Unip (Universidade Estadual Paulista). O evento será realizado no Restaurante Popular até sexta-feira (15) e tem por objetivo demonstrar que é possível obter nutrientes essenciais à saúde do ser humano ao se aproveitar partes não convencionais dos alimentos, como cascas, talos e sementes.

Segundo a coordenadora dos Programas de Segurança Alimentar da secretaria, Kelli Cristina Cardozo de Oliveira (foto), a semana também visa reforçar as ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população atendida no Restaurante Popular. “Pretendemos conscientizar ainda as pessoas para que evitem o desperdício de alimentos. Também vamos distribuir folders contendo receitas alternativas e vamos orientar os frequentadores do restaurante sobre o aproveitamento integral dos alimentos”, disse Kelli.

Ela também destacou que o prédio do restaurante foi decorado com banners que trazem informações sobre o tema. Entre as partes dos alimentos que podem ser aproveitadas estão folhas de cenoura, beterraba, nabo, couve-flor, abóbora, rabanete, etc; cascas de batata, banana, tangerina, laranja, maçã, abacaxi, beterraba, maracujá, manga, abóbora e outras; talos de couve-flor, agrião, brócolis, beterraba; entrecasca de melancia e maracujá; e sementes de abóbora, melão e jaca.

Nenhum comentário: