sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ação Jovem e Conselho Municipal Antidrogas promovem palestra sobre tabagismo

Os malefícios do uso do tabaco. Esse foi o principal tema de palestra realizada na noite desta quinta-feira (25) na sede do Renda Cidadã. Direcionado a pais e mães de participantes do programa Ação Jovem, o evento contou com a presença de cerca de 30 pessoas e teve por objetivo promover a conscientização, além de oferecer informações sobre os prejuízos que o cigarro traz a quem fuma e a quem convive com fumantes.


A palestra foi ministrada por um dos membros do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Moisés Dantas Barbosa, que foi assessorado pelo secretário do órgão e guarda municipal, Ataíde Gomes. Eles mostraram fotografias de pessoas com a saúde debilitada por conta do vício e imagens de partes do corpo humano, como cérebro e pulmão, afetados pelas substâncias tóxicas do cigarro.

Na ocasião, Barbosa apresentou Zé Fuminho, caveira que “não dispensa uma tragada”. O esqueleto é composto de um sistema de bombeamento que possibilita as tragadas e armazena a fumaça em vidro, simulando o pulmão tomado pelas substâncias. A palestra também destacou que os fumantes têm mais chances de serem afetados por doenças como enfisema pulmonar, câncer de boca, acidente vascular cerebral (AVC), entre outras.


Prevenção

Segundo o conselheiro, a palestra tem um caráter educativo e de prevenção. “Nós mostramos os malefícios do cigarro, as doenças que ele pode acarretar aos fumantes e buscamos prevenir as pessoas sobre esses riscos”, disse Barbosa. Ele destacou ainda que o Comad também promove um curso gratuito para pessoas que desejam parar de fumar. Quem estiver interessado deve ligar para o telefone 3636-1240.

De acordo com a psicóloga do Ação Jovem, Márcia Viudes de Lima, o evento desta quinta-feira fez parte das atividades mensais do programa Ação Jovem, que é mantido pelo Governo de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o governo estadual. Márcia destacou que, embora o programa atenda jovens de 15 a 24 anos, ele também tem como característica promover atividades para os familiares dos atendidos.

Nenhum comentário: