terça-feira, 19 de abril de 2011

Capacitação: Governo Municipal forma garçons e garçonetes em Araçatuba

Com o objetivo de criar oportunidades para famílias de Araçatuba, o Governo Municipal, em parceria com a Fundação Telefônica, ofereceu o curso de Garçom e Garçonete para pais, mães ou responsáveis por crianças do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). A formatura da turma foi realizada nesta segunda-feira (18), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).


Ao todo, 18 pessoas participaram do curso, que teve duração de 40 horas e foi realizado no próprio Senac. Presente na cerimônia de formatura, a secretária municipal de Assistência Social, Cidinha Lacerda, destacou o trabalho que é feito no Peti. “Nossa equipe tem a preocupação de ver a família como um todo, não só cuidando das crianças, mas oferecendo aos pais oportunidades de gerar renda e ter dignidade”, disse.


Cidinha Lacerda lembrou ainda que o Governo Municipal tem trabalhado para que Araçatuba não tenha mais crianças em situação de trabalho e lembrou do dia em que ela e o prefeito Cido Sério, no começo de 2009, foram abordados por dois meninos que pediam esmola no semáforo. “Então, o prefeito e eu vimos que a prioridade de governo seria trabalhar para que a cidade não tivesse nenhuma criança nessa situação”, disse.

“Hoje, podemos dizer que o empenho valeu muito. A não ser casos pontuais que podem ocorrer, não temos mais crianças no semáforo. Isso é sinal do trabalho que o Governo Municipal desenvolve por meio de programas como o Peti, o Programa Lobato e os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social)”, destacou Cidinha Lacerda.


Emprego

Na oportunidade, o diretor de Economia da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Guilherme Fernandes, disse que a secretaria vai estar à disposição dos recém-formados. “Nós estamos contatando as empresas para mostrar que a cidade está formando mão-de-obra, que tem profissionais capacitados. Temos ainda o Balcão do Emprego, onde cadastramos currículos e apresentamos os perfis aos possíveis empregadores”.


Segundo Fernandes, desde dezembro do ano passado, o Balcão já encaminhou mais de 300 pessoas para o mercado de trabalho. Também esteve presente no evento o técnico de Desenvolvimento Profissional do Senac/Araçatuba, Fábio Ferreira dos Santos, e o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior. Este destacou que o Governo Municipal, por meio da mesma parceria com a Fundação Telefônica, ofereceu no ano passado cursos de porteiro, recepcionista e camareira, e já deu início ao curso de culinária, também no Senac. Nesta capacitação, 30 pessoas se inscreveram.


Apresentações culturais

Depois da entrega dos certificados de conclusão do curso, crianças do Peti, acompanhadas por monitores, apresentaram a coreografia "Rumba Cubana" e fizeram apresentações musicais. Destaque para a interpretação da canção "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos. Confira vídeo do evento:

Nenhum comentário: