terça-feira, 6 de setembro de 2011

Assistência Social promove curso de panificação e mulheres já sonham com cooperativa

Uma das prioridades da Prefeitura de Araçatuba é capacitar pessoas para o mercado de trabalho, como forma de promover a autossuficiência de famílias e estimular a ascensão social. Por isso, a Administração oferece qualificação a pessoas de baixa renda ou desempregadas.

Um dos cursos é o de panificação, que teve início na semana passada e é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em parceria com a Fundação Telefônica.

Seis mães de crianças do Peti participam do curso, que deverá receber outros interessados. As aulas práticas são ministradas na cozinha da AVA (Associação de Voluntários de Apoio aos Portadores do HIV/Aids), com supervisão da cozinheira do Peti, Marilena de Oliveira Silva.

Segundo o coordenador do programa, Edson Neves Terra Júnior, antes de irem para a cozinha, as mulheres receberam orientações do secretário municipal de Participação Cidadã, Alex Lapenta, sobre economia solidária e cooperativa.

ENTUSIASMO

“Elas ficaram entusiasmadas a formar uma cooperativa no futuro. Por enquanto, estão participando do curso e já começaram a produzir pães para vender informalmente”, disse Terra Júnior.

Para uma das alunas, Luana Daniela Mendonça, o curso vai possibilitar ganhos à sua família. “É uma ajuda financeira dentro de casa, e é também uma forma de as pessoas terem como crescer”, disse.

Entre os cursos já oferecidos - ou em execução - pela prefeitura e parceiros a partir de 2009 estão o de garçom e garçonete, recepção e portaria, camareira, culinária para restaurante, texturização, chocolateria, bordado e corte e costura.

Nenhum comentário: