segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Capacitação: prefeitura forma 51 pessoas para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Araçatuba, por meio do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), fez a entrega dos certificados a pessoas que participaram do curso de cozinheiro para restaurante. A cerimônia ocorreu na manhã de sexta-feira (23), no Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge. À tarde, houve entrega de certificados a mulheres que participaram do curso de camareira, em cerimônia realizada no Mariá Plaza Hotel.

Realizado em parceria com a Fundação Telefônica entre abril e junho, o curso de cozinheiro teve carga horária de 60 horas e contou com a participação de 25 alunos, entre familiares de crianças do Peti e pessoas cadastradas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros Rosele e Jussara.

As aulas foram ministradas no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Participaram da solenidade no teatro o coordenador do Peti, Edson Neves Terra Júnior, e os secretários Alex Lapenta (Participação Cidadã) e Cidinha Lacerda (Assistência Social).

MOTIVACÃO

Sandra Regina dos Santos, 39 anos, moradora do bairro São José, foi uma das participantes do curso de cozinheiro para restaurante. Na ocasião, ela se mostrou motivada com a oportunidade e disse que pretende “arrumar um serviço” na área.

Ela também avaliou o curso: “Foi muito bom porque ajuda bastante a família. Se tiver mais cursos, a gente vai fazer”. Durante a cerimônia, crianças do Peti cantaram as músicas “Wave”, de Tom Jobim, e “Oh Happy Day” e apresentaram a coreografia “Dancing King’s”.

CAMAREIRA

Também na sexta-feira, no Mariá Plaza Hotel, a prefeitura promoveu a formatura do curso de camareira, que certificou 26 novas profissionais para o setor hoteleiro. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho (SMDERT) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e faz parte do Programa Municipal de Empregabilidade.

O prefeito Cido Sério participou do evento, bem como os secretários municipais Carlos Farias (Desenvolvimento Econômico) e Cidinha Lacerda e o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Restaurantes de Araçatuba e Região, Geraldo dos Reis. As pessoas formadas nos cursos serão acompanhadas pela SMDERT para possível encaminhamento ao mercado de trabalho.

Nenhum comentário: