segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CRAS do Umuarama oferece aulas de hidroginástica

A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, oferece diversas atividades para famílias e pessoas vulneráveis nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). A mais recente novidade é a oferta de aulas de hidroginástica gratuitas na unidade do bairro Umuarama.
A atividade começou na semana passada e já está com todas as vagas preenchidas, tendo sido priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade e idosos. No entanto, a maioria dos inscritos ainda não iniciou as aulas porque precisa providenciar atestados médicos.

Ao todo, 21 pessoas estão cadastradas, e elas foram divididas em duas turmas. As aulas ocorrem às segundas-feiras, com o primeiro horário às 8h30 e o segundo às 10h. O CRAS ainda tem uma lista de espera. Uma das alunas que já começou as aulas é Hosana da Silva Martins, 36 anos, moradora do bairro Hilda Mandarino.

SAÚDE
Hosana está participando das aulas de hidroginástica por recomendação médica. “Tive problema de coluna, desgaste e hérnia de disco, e o médico recomendou hidroginástica”, disse. A moradora ainda elogiou os métodos da professora de Educação Física que ministra as aulas, Luiza Cristina Souza Abreu Santos.

OPORTUNIDADE
A usuária do CRAS também afirmou que as aulas gratuitas são uma oportunidade para quem, de outra forma, não teria acesso à hidroginástica. Tânia Cândido de Almeida, 25, do Umuarama, também participa da atividade para melhorar a saúde. “É muito bom (as aulas) porque tira o stress, a água relaxa”, afirmou.

Segundo a professora Luiza, são inúmeros os benefícios para quem pratica hidroginástica. “A atividade propicia o fortalecimento muscular e articular, o aumento da flexibilidade, equilíbrio motor, além dos benefícios psicológicos, porque a pessoa interage com outras, melhora a autoestima, adquire bem-estar”, disse.

INÉDITO
É a primeira vez que um CRAS de Araçatuba oferece aulas de hidroginástica. Segundo a secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, a oferta de novas atividades tem por objetivo oferecer diversidade de cursos e oficinas.

“Além daquelas atividades mais comuns, como as aulas de corte e costura, de bordado, criamos novas opções, como as aulas de ioga e agora a hidroginástica no Umuarama. Também como uma forma de melhorar a saúde e, com isso, a qualidade de vida das pessoas”, disse Cidinha.

Nenhum comentário: