quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ministério prorroga prazo para revisão cadastral do programa Bolsa Família; 29 de março é a data limite

A movimentação tem sido intensa na sede do Bolsa Família de Araçatuba neste mês. Muitas pessoas estão procurando o órgão para atualizar o cadastro e, com isso, não correrem o risco de perder o benefício. E aqueles que ainda não atualizaram os dados ganharam mais tempo para fazê-lo, pois o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para até 29 de março.
O prazo anterior se esgotava em 29 de fevereiro. Segundo o MDS, por meio de comunicado enviado às prefeituras nesta quinta-feira (23), a mudança foi necessária “devido à adoção de um novo sistema de senhas que deixou o Cadastro Único indisponível por duas semanas em fevereiro”, o que prejudicou o trabalho de atualização.

O MDS ainda afirmou na mensagem que as famílias convocadas para o processo de revisão cadastral e/ou averiguações terão os benefícios cancelados caso não façam a atualização. As famílias que cumprirem a exigência até o dia 29 de março terão os recursos desbloqueados e poderão sacá-los no mês seguinte.
CONTROLE
A atualização cadastral periódica é um dos mecanismos de controle do programa de transferência de renda. Nesse ato, o beneficiário precisa informar dados como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar, entre outros.

A revisão cadastral ocorre anualmente desde 2009, e é feita pelos municípios e o Distrito Federal para todas as famílias que completam dois anos sem atualização ou confirmação de cadastros. Os valores dos benefícios variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com o perfil de renda e o número de integrantes da família.

SERVIÇO
Em Araçatuba, o programa Bolsa Família funciona em frente à Praça do Relógio, s/n, Centro, ao lado do Terminal Rodoviário. O horário de atendimento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações: 3608-7081.

Nenhum comentário: