sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Centro de Referência da Mulher prestou 513 atendimentos a 149 pessoas em janeiro

Relatório do Centro de Referência da Mulher (CRM) “Josymary Aparecida Carranza” aponta que o órgão atendeu 149 pessoas e prestou 513 atendimentos em janeiro deste ano, incluindo palestra e orientações jurídicas nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). O número é superior ao que foi apresentado no mesmo período de 2011, quando o CRM atendeu oito pessoas em 46 oportunidades.
O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. A coordenadora do centro, Olga Cristina de Arruda Ramos Saito, acredita que o aumento ocorreu devido ao fortalecimento da rede de proteção à mulher e à divulgação do equipamento. “O trabalho está melhorando muito porque está ocorrendo uma interação, um entrosamento da rede”, diz.

Olga citou como exemplo caso de uma mulher vítima de violência que, inicialmente, foi pedir passagem no Fundo Social. Ela ainda passou pelo Conselho Tutelar (porque tinha filhos pequenos) e foi encaminhada ao CRM, que, por meio de plano de atendimento individual, acolheu-a e fez o encaminhamento para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), CRAS, serviço de saúde, Casa de Passagem e programa habitacional (“Minha Casa, Minha Vida”).

REDE
“Esse caso mostra como a rede no município tem funcionado de forma articulada, mostra que os atendimentos e encaminhamentos são feitos corretamente”, enfatiza a coordenadora. Do total de pessoas atendidas em janeiro pelo CRM, segundo o relatório do mês, 21 são mulheres que sofreram algum tipo de violência. Entre essas, apareceram 15 novos casos.

“No CRM, as mulheres recebem acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico, orientação jurídica. Elas ainda podem participar de oficinas de reflexão e são encaminhadas para outros programas da rede de proteção social”, destaca Olga. Segundo ela, a equipe do CRM faz visitas domiciliares, palestras de divulgação, contatos interinstitucionais, entre ouras ações.

CRAS
Além disso, o CRM disponibiliza um advogado para atender nos CRAS. O profissional orienta pessoas nas regiões dos bairros Jussara, Rosele, Umuarama e São José, com horário agendado. Em janeiro deste ano, 23 pessoas receberam orientação jurídica nos CRAS.

SERVIÇO
O CRM funciona na rua Chiquita Fernandes, 615, Vila Bandeirantes. Ele atende das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O atendimento é gratuito e sigiloso. Telefone: 3623-4909.

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