terça-feira, 10 de abril de 2012

Equipe da Fundação Telefônica|Vivo e Prattein visita Araçatuba e apresenta proposta de trabalho

Apresentar aos gestores municipais as novas estratégias da Fundação Telefônica|Vivo (FTV) na área da infância e adolescência, especialmente as ações voltadas à erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador. Esse foi o objetivo da visita da equipe técnica da FTV e da empresa de consultoria Prattein a Araçatuba nesta segunda-feira (9).
Na cidade, o grupo visitou a SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e, ao final, apresentou proposta de trabalho ao prefeito Cido Sério e à secretária de Assistência Social, Cidinha Lacerda, na Prefeitura.

Estiveram no município, pela FTV, Patricia Mara Santin, Eliane Schütt de Almeida e Milena Duarte Pereira Forte, e pela Prattein Fábio Barbosa Ribas Júnior e João Clemente de Souza Neto. Participaram da palestra de apresentação da proposta de trabalho, além chefe do Executivo e da secretária de Assistência Social, coordenadores de programas sociais e representantes de conselhos.
Marcaram presença as presidentes do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Maria Regina de Arruda, e do Comas (Conselho Municipal de Assistência Social), Lenira Sônia Borgeth, bem como o coordenador do Conselho Tutelar da cidade, Indalécio Adriano de Lima.

PROPOSTA
Segundo o representante da Prattein - empresa de consultoria em políticas, programas e estudos na área do desenvolvimento social -, Fábio Ribas, a proposta de trabalho da FTV consiste no desenvolvimento de estratégias e metodologias inovadoras de enfrentamento e prevenção do trabalho infantil e de proteção do trabalhador adolescente, além da construção de conhecimento para que políticas sejam implementadas de forma sustentável e possam ser disseminadas.

MOVIMENTO
“Pensamos em convidar os municípios mais estruturados, para que a gente possa definir os caminhos”, disse Fábio Ribas. De acordo com a representante da FTV, Patricia Santin, a ideia é trabalhar junto com a Administração. “Não é só repassar o dinheiro, mas nós praticamente entramos na gestão. Por isso, tem que haver um movimento de muita vontade de vocês”, afirmou.
Conforme Patricia, que também explicou algumas mudanças ocorridas com a recente fusão entre a Telefônica e a Vivo, Araçatuba é uma das quatro cidades de São Paulo visitadas pela equipe neste primeiro momento. A ideia é começar o trabalho com três delas e depois expandir para outras cidades. Além da visita, a FTV vai enviar questionários ao município a fim de obter mais informações.

PARCERIA
Durante a palestra, o prefeito Cido Sério destacou a parceria que o município já mantém com a FTV no Peti e na Rede Ciranda, e se mostrou animado com a nova proposta. “Nos colocamos à disposição para mais essa parceria, nesse projeto tão inovador, para que possamos aprimorar nossas políticas públicas”, disse. Já a secretária Cidinha Lacerda afirmou que a cidade é “um campo fértil” para os investimentos da FTV.
“Ficamos felizes de estarmos no foco. Araçatuba estava na invisibilidade e hoje está em ascensão”, disse. Também participou da palestra no Paço o gerente regional da Telefônica/Vivo em Araçatuba, Leônidas Papalardi; e acompanhou toda a visita da equipe a chefe de Divisão de Rede Social da SMAS e coordenadora da Rede Ciranda em Araçatuba, Sônia Gomes Vieira.

Nenhum comentário: