Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) passaram por capacitações nesta terça-feira (3). Durante o dia, funcionários do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) participaram de uma oficina sobre fortalecimento socioinstitucional e servidores de outros programas da pasta receberam curso sobre acolhimento institucional para crianças e adolescentes, na Unip (Universidade Paulista).
No Peti, a equipe técnica recebeu a visita da consultora Madelene Barboza, do Instituto Fonte. Por iniciativa da Fundação Telefônica, ela ministrou oficina onde tratou de temas como recursos, sociedade, pessoas, serviços e gestão. Segundo o coordenador do programa na cidade, Edson Neves Terra Júnior, a capacitação teve duração de oito horas e envolveu monitores, psicóloga, psicopedagoga, assistente social e demais funcionários.
De acordo com Terra Júnior, a Fundação Telefônica, que também investe financeiramente no Peti, ainda faz um acompanhamento das atividades em visitas que ocorrem pelo menos duas vezes por ano. Já a capacitação da Defensoria Pública foi focada na rede de proteção de direitos de crianças e adolescentes, sob o título “Novos Caminhos para a Gestão dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes”.
OBJETIVO
Ministrado por Defensores Públicos, assistentes sociais e psicólogos, o curso foi organizado pelo Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública, em parceria com o Centro de Atendimento Multidisciplinar de Araçatuba e Escola da Defensoria Pública. O objetivo principal foi promover a formação teórica e técnica aos profissionais que atuam nos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Da SMAS, participaram cerca de 30 pessoas, sobretudo das duas Casas Abrigo sob responsabilidade da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário