quinta-feira, 19 de abril de 2012

Secretarias municipais avaliam saúde e alimentação de pessoas cadastradas no CRAS da região central

A Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, realizou uma avaliação da saúde e alimentação de pessoas atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira (18) e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. 
Realizado no dia de distribuição de alimentos do programa Compra Direta da Agricultura Familiar (Fome Zero), o evento consistiu na coleta de dados, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, e ainda foram medidos peso, altura e circunferência abdominal. As informações foram coletadas pela equipe de enfermagem da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro. 
Segundo a nutricionista do Restaurante Popular, Aline Agatha de Sousa Trindade, o objetivo da avaliação é fazer um diagnóstico alimentar e nutricional dos usuários. “Vamos identificar quantos estão em situação de insegurança alimentar e quais as patologias que podem apresentar, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, desnutrição, obesidade e câncer”, disse. 
HIPERTENSOS 
“As pessoas serão divididas em grupos de acordo com suas patologias e receberão orientações do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)”, afirmou a nutricionista. Segundo ela, o primeiro grupo a ser assistido será o de hipertensos na semana em que será celebrado o Dia Nacional de Combate e Controle da Hipertensão (26/4). Na ocasião, haverá atividades de alongamento, dinâmica e palestra.

Nenhum comentário: