terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CREAS exibe exposição de quadros pintados por adolescentes que cumprem Medida Socioeducativa

Texto e foto: Camila Graziela
Os trabalhos foram confeccionados durante oficina de grafitagem e mostra ocorre no Paço Municipal até o dia 13

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) montou nesta segunda-feira (9) uma exposição de obras de arte com grafitagem. Intitulada de “A Arte do Grafite”, a mostra ocorre no Paço Municipal onde permanece até o dia 13. Os autores são jovens que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade. A ação é realização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


Segundo o coordenador do CREAS, Edson Neves Terra Júnior, os trabalhos foram confeccionados durante a oficina de grafitagem que ocorreu em outubro de 2014. “Buscamos algo que falasse a linguagem deles, para além de aproximar os técnicos dos adolescentes, também fossem inseridos valores de caráter cultural, lúdico e artístico, para que eles pudessem expressar suas subjetividades por meio dessa linguagem e, consequentemente, uma ressignificação do trabalho”, explicou o coordenador.


A Arte do Grafite


A Arte do Grafite pode ser classificada como linguagem popular ou um ensejo de crítica, debatendo temas propostos ou para admiração da estética e traços em meio ao caos da vida urbana. Inicialmente o termo grafitagem é direcionado à pintura em paredes, mas depois ganha outras dimensões e locais, até mesmo painéis ou telas. O grafite se conecta, além da pintura, com a música e a dança, principalmente o Hip Hop.


Nasceu das pinturas das paredes do Império Romano e se popularizou na década de 70 nos bairros de Nova Iorque com um grupo de jovens que decidiram marcar paredes com símbolos que os representassem. Este foi o passo inicial para que o grafite ganhasse forma e cada vez mais adeptos e desenvolvesse uma grande gama de técnicas, sempre em evolução.


No Brasil, também na década de 70, especificamente em São Paulo, surgiu o movimento com toques de brasilidade, pois havia por aqui insatisfação com o tom e linhas americanos. O grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística. Dentre os materiais básicos para se desenvolver as artísticas estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas.

O CREAS

Criado em Araçatuba em 2009, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) é direcionado para o atendimento de pessoas vítimas de qualquer tipo de violência. O Centro tem como objetivo fazer com que estas pessoas superem o trauma, e também rompam o ciclo da violência, por meio de atendimento psicossocial e jurídico. Atualmente, a unidade atende mais de 400 pessoas, e funciona das 8h às 17h30.


Localizado na avenida dos Estados, 553, no jardim Sumaré, o CREAS possui três frentes de trabalho: Serviço de Enfrentamento à Violência Contra o Indivíduo e sua Família (pessoas portadoras de necessidades especiais que sofrem violência), Serviço de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e Serviço de Medida Socioeducativo (adolescentes que cometem atos infracionais). Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CREAS é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: