quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Assistência Social realiza carnaval para idosos assistidos

Texto e foto: Camila Graziela

Corte Real 2015 participou da festa, que contou inclusive com um bloco formado por atendidos do Centro de Convivência do Idoso

Esta sexta-feira (13) foi de muita folia nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba. Os programas promoveram baile de carnaval para seus usuários.  A iniciativa partiu da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).


No Centro de Convivência do Idoso (CCI), por exemplo, o bloco Unidos do CCI caiu na folia juntamente com a Corte Real 2015 (Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval). Usando máscaras confeccionadas pelos próprios idosos durante as aulas de artesanato, os idosos esbanjavam animação. Cícero Sebastião dos Santos, de 72 anos, aprovou a iniciativa. “Eu sempre gostei de carnaval e brinquei até os meus 60 anos. Depois, desisti por conta da violência. Agora, voltei a brincar graças ao CCI”, declarou.


Os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro e Etemp, também caíram na folia. Confetes, máscaras, serpentinas e muita marchinha fizeram a alegria dos foliões. Dona Luzinete da Silva, 66, usuária do CRAS bairro Etemp, aprovou a iniciativa. “Este baile fez a gente resgatar a época da juventude em que brincávamos de carnaval nos salões”, comentou.


CRAS

Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


CCI


O CCI (Centro de Convivência do Idoso) é um espaço de atendimento e convivência social, voltado para a melhoria das relações sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua autoestima, evitando a institucionalização e garantindo a melhoria de sua qualidade de vida. O Centro oferece atendimento psicossocial, enfermagem e atividades diversificadas.


Juntamente com outros 10 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, Umuarama, São José, Centro e o CCI são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: