sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Zumba é oferecida em programa de assistência social

Texto e foto: Camila Graziela

Aulas de dança ocorrem nos CRAs de Araçatuba e trazem diversos benefícios para o corpo e para a mente dos praticantes

Uma das maiores novidades disponibilizada neste ano nas cinco unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Araçatuba são as aulas de zumba. Trata-se de uma das diversas oficinas oferecidas gratuitamente para seus usuários. A ação é realizada da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os CRAs são geridos pela Associação de Amparo do Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


Na sexta-feira (30), por exemplo, usuárias das unidades do bairro Etemp e Centro experimentaram as maravilhas dessa dança. A monitora de dança Jaqueline Pinheiro Balera explica que a modalidade é uma mistura de ritmos como samba, salsa, merengue e mambo, e por promover o condicionamento físico de um modo geral é utilizado em academias. Ainda segundo Jaqueline, uma aula de dança é capaz de trazer dezenas de benefícios para o corpo e a mente. “Além de movimentar o esqueleto inteiro, queimar calorias e aumentar o condicionamento físico, bailar fortalece ossos e músculos, melhora o equilíbrio e o humor”, relata a monitora.
Ela ressalta também, que a dança reduz as dores, potencializa o aprendizado, a memória e a atenção, e, retarda o processo de envelhecimento. “Isso sem falar no convívio coletivo, que pode garantir novas amizades e boas risadas. E, de quebra, poder queimar entre 500 e 100 calorias em apenas uma aula”, detalha.

Na sexta-feira (6), as “veteranas” dessa modalidade, usuárias do CRAS Jussara falaram dos benefícios que a zumba tem proporcionado. “Fazer zumba me deixou mais disposta. Não perco por nada”, diz Rita Raposo de Oliveira, de 81 anos. Maria Antônia dos Santos, 64, conta que está controlando a diabetes e a pressão graças à dança. “Os remédios não estavam funcionando. Depois que vim pra cá, a pressão e a diabetes estão sob controle, e, oito quilos já foram embora”, informa.


Dona Ângela Maria Cordeiro Ribeiro, 53, comenta que sentiu-se melhor em apenas um mês de aulas. “Eu tinha problemas no joelho, má circulação e indisposição. Tudo isso foi embora depois que comecei fazer as aulas. Eu até já perdi dois quilos”, faz questão de frisar. Opinião semelhante tem Rosângela Maria Cordeiro de Chagas, 51. “Eu sofri sete derrames e tenho me sentido cada vez melhor com as aulas de zumba, além de já ter emagrecido dois quilos, em apenas um mês”, afirmou.



CRAS

Os CRAS desenvolvem diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no  domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


Juntamente com outros 11 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, os CRAS Jussara, Etemp, Umuarama, São José e Centro são geridos pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Unknown disse...

no ano passado tinhamos no CRAS umuarama oficinas de dança todos os dias, segundas feiras jazz, terças, quartas zumba, quinta zumba e ritmos, sexta pilates ballet, essas aulas eram excelentes, nos primeiros meses do ano com a professora luiza q tambem dava yoga, e depois pela prof jaqueline, essas aulas foram bem anunciadas, e tinha bastante alunos, este ano porem só estamos com dois dias, tiraram nossa professora para dar aulas nos outros CRAS, nao q eles nao mereçam ter,mas q seja contratadas mais professoaras para todos os CRAS