segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Gestantes ganham chá de bebê coletivo

Texto: Camila Graziela

Sete futuras mamães participam do Programa de Acompanhamento Integral à Família (Paif) e são atendidas no CRAS São José

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José promoveu na quinta-feira (5), um chá de bebê para o grupo de gestantes do Programa de Acompanhamento Integral a Família (Paif). Sete gestantes que estão próximas de terem seus filhos receberam um kit de enxoval completo. A ação é uma realização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP).


Segundo a psicóloga responsável pelo grupo, Flávia Teruel, os encontros ocorrem quinzenalmente. Neles são passadas orientações sobre como cuidar do bebê, os direitos e deveres das gestantes, amamentação, entre outras coisas. “A ideia do kit mais completo, surgiu devido à maioria delas não terem condições de comprar o básico para terem seus nenéns. E como em nossas reuniões orientamos sobre os cuidados necessários, resolvemos oferecer o kit para dar condições a elas de praticarem o que aprenderam”, explicou a psicóloga.

As gestantes levaram para casa dois pacotes de fraldas descartáveis e de pano, seis macacões, cueiros, três pares de meia, kit de cortador de unhas, xampu e condicionador, astes flexíveis de algodão, porta chupeta, talco, algodão, mamadeira, bucha de lavar mamadeira, uma banheira e uma bolsa.


A dona de casa Daiana Graziela Rosa Sivlva, grávida de seis meses, da terceira filha, disse que o kit veio em boa hora. “Pra gente que tem o orçamento pequeno, nos ajuda e muito. Porque tudo o que ganhamos são coisas necessárias principalmente nos primeiros dias de vida. Eu só tenho que agradecer por tudo que o CRAS tem feito por nós”, declarou.


CRAS São José

Criado no município em 2006, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São José desenvolve diversas ações para a comunidade promovendo a concretização dos direitos constitucionais e fortalecimentos de vínculos afetivos, relacionais e comunitários. Tem como principais ações o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças com até 6 anos de idade e Serviço de Proteção Social Básica no domicilio para pessoas com deficiências e idosos.


O CRAS São José fica na rua Fundador Paulino Gato, 900, atende mensalmente cerca de 450 famílias, e funciona das 8h às 17h. Juntamente com outros 15 programas da Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) de Araçatuba, o CRAS São José é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014.

------------------------------------------------------------------------
Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS
Prefeitura Municipal de Araçatuba – PMA
(18) 3636-1260
www.aracatuba.sp.gov.br
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: